Os Conceitos de Contabilidade Gerencial
Por: Antgurjao • 23/1/2018 • Trabalho acadêmico • 343 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
Turma: EPR 6AN
Contabilidade Gerencial
Conceitos básicos
- Gastos
O gasto é um sacrifício financeiro que uma empresa, organização, pessoa ou outra entidade arca para obtenção de um bem, serviço ou produto. Está representado pela entrega de ativos ou compromisso de entrega (normalmente dinheiro). O gasto pode ser considerado um investimento, custo, perda ou despesa.
Ex: Compra de mercadorias, contratação de serviços, compra de máquinas, equipamentos, material de escritório, etc.
- Investimento
São gastos feitos em decorrência de um benefício prolongado ou de vida útil longa. Estes gastos normalmente se correspondem aos ativos de uma entidade. Os investimentos se tornam meios a disposição da administração da empresa para consecução de objetivos da empresa e se traduzem em benefícios futuros.
Ex: Aquisição de máquinas, equipamentos, móveis, imóveis, terrenos, etc.
- Custo
São gastos relacionados a produção de outros bens e/ou serviços, ou seja, todo o valor gasto para a obtenção do produto final ou serviço a ser prestado.
Ex: Matéria-prima, material de embalagem, mão de obra de produção, embalagens, energia elétrica, custos de manutenção, entre outros.
- Despesas
São gastos intencionais com a intenção de obtenção de receita. Não estão ligados a obtenção do produto ou serviço, porém são necessários a manutenção do negócio.
Ex: Comissões, salários de administrativos, custos com marketing e promoções, etc.
- Perdas
São gastos que não proporcionam qualquer tipo de benefício. Existem as perdas normais, que são as que fazem parte do processo e já são esperadas e as perdas extraordinárias, que não são esperadas, eventuais e só contribuem para o prejuízo.
Ex: Materiais com qualidade abaixo do padrão, materiais com prazo de validade vencido, paradas de equipamentos não previstas, vazamentos, etc.
- Desembolso
É um evento financeiro que corresponde ao pagamento de um bem ou serviço, independente do momento.
- Custo Fixo
São os custos que não sofrem alterações em função de quantidade de produção ou serviço, independem do nível da atividade exercida naquele mês.
Ex: Aluguel, salários (desde que não entrem os custos de hora extra), segurança/vigilância, etc.
- Custos variáveis
São os custos que se alteram em decorrência do nível de atividade exercida, ou seja, quanto maior sua produção, maior seus variáveis.
Ex: Custos com matéria-prima, insumos em geral, comissões, etc.
...