Os Fundamentos da Contabilidade
Por: Jadi Froz • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.958 Palavras (8 Páginas) • 207 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
3 DESENVOLVIMENTO
2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NA CONTABILIDADE
2.1.1 A SUBSTITUIÇÃO PARA A LEI 11.638 DE 2007...............................................5
2.1.2 O MERCADO CONSUMIDOR ...........................................................................5
2.1.3 ASPECTOS ECONOMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO ..................6
2.1.4 SOCIED. DOS PRODUTORES X SOCIED. DOS CONSUMIDORES ..............7
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO ..........................................8
3.1 EXEMPLO DE FIGURA ........................................................................................8
4 CONCLUSÃO ..........................................................................................................9
REFERÊNCIAS .........................................................................................................10
APÊNDICES ..............................................................................................................11
APÊNDICES A - SITES E VÍDEOS DA INTERNET ................................................. 12
ANEXOS ............................................................. 3
ANEXO A – O SER HUMANA E A GLOBALIZAÇÃO 4
ANEXO B – A GLOBALIZAÇÃO E SUAS FACES 15
- INTRODUÇÃO
Com este trabalho pretendemos analisar os Fundamentos em Ciências Contábeis, utilizando como base o a globalização, as modificações da Lei 11.638 de 2007 e os principais pontos, como as teorias Clássicas e científicas estão em comparação ao mercado consumidor atual e as principais características da sociedade dos produtores e da sociedade dos consumidores, baseado na visão de Zygmunt Bauman.
- DESENVOLVIMENTO
“Contabilidade é a ciência que estuda, registra, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades com fins lucrativos ou não.”
- O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE A CONTABILIDADE
A globalização atinge tanto os domínios da contabilidade, assim como influencia as empresas e os indivíduos da contabilidade. Também atinge a contabilidade, a liberdade de comércio, a imagem de mercados comuns e a modificação do ambiente exógeno. Surgindo influências tanto formais, com necessidades de harmonização informativa, quanto essenciais como modificações impactantes nas estruturas dos patrimônios e que necessitam de processos diferenciados na formação de custos, em quantidade e em valor.
A harmonização demonstrativa começa a depender também, de uma uniformidade conceptual. Erguida sobre teorias confiáveis, uma vigorosa doutrina, passa a ser necessária, para cooperar com os problemas. A ciência guia e se torna a porta para que existam informações verdadeiras e produtivas, de natureza quantitativa e qualitativa, informando a formação de custos para produtos competitivos. Forçar a aumentar as áreas de mercado é o resultado da pressão que os países cm a recente modalidade imperialista, com influências inequívocas nas áreas contábil. Sendo um conhecimento universal, um veículo natural para sustentar informes e modelos universais contábeis, a ciência é considerada a natureza cientifica do ramo contábil, assim devendo manter-se concentrado o esforço nela.
- A SUBSTITUIÇÃO PARA LEI 11.638 DE 2007
Antigamente, exercida era a Lei 6.404 de 1976, alterada para a Lei 11.638 de 2007, tornando o contador não somente responsável pela apuração e pagamento de impostos. Exigindo assim mais transparência nas atividades, das empresas brasileiras.
Assim surgiram as mudanças introduzidas no balanço patrimonial, como a Criação do subgrupo Intangível no Permanente, desdobrado do subgrupo Imobilizado. A Extinção da possibilidade de reavaliação dos bens do Ativo Imobilizado e, consequentemente, eliminação das Reservas de Reavaliação. Eliminação da conta “Lucros ou Prejuízos Acumulados” mantendo somente a conta “Prejuízos Acumulados”. A criação, no Patrimônio Líquido, do subgrupo “Ajuste de avaliação patrimonial”, englobando: Como “Reservas de Capital”, passam a serem considerados apenas os ganhos relacionados com o capital social da empresa. Reserva de lucro a realizar, inclusão, no calculo da parcela realizada do lucro liquido do exercício, do resultado não realizado da contabilização de ativo e passivo pelo valor de mercado.
As modificações na Lei tornaram-se positivas, tanto para as empresas, que de todo modo recebe informações e detalhes do balanço patrimonial de forma clara, transparente e esclarecedora e também para os indivíduos da contabilidade, facilitando o estudo do patrimônio.
- O MERCADO CONSUMIDOR ATUAL
O mercado consumidor atual, não espera mais o futuro, quer tudo de imediato. Lida com impaciência e ao mesmo tempo com exigência. Com a liberdade de decidir e escolher de que forma saciar as suas necessidades.
Já a administração cientifica que Frederick Taylor defende aumentar a produtividade, utilizando maquinas, aumentando a produtividade das empresas e o bem-estar dos funcionários. Padronizando os produtos, gera menos mão de obra para os funcionários e aumenta o padrão e os lucros da empresa, com menos prejuízos e desperdício, com resultado na satisfação dos clientes e fidelidade. Sendo assim o objetivo de Tayol é, o estudo dos tempos e dos movimentos, supervisão funcional, padronização de ferramentas e instrumentos, planejamento de tarefas e cargos, especialização do trabalho, incentivos salariais, conceitos de "homo economicus".
...