Os Fundamentos em contabilidade
Por: petruspepsi • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.146 Palavras (17 Páginas) • 215 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
MARIO PETRUS LANA AZEVEDO
FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
[pic 6]
Viçosa
2015
MARIO PETRUS LANA AZEVEDO
[pic 7]
Viçosa
2015
FUNDAMENTOS EM CONTABILIDADE
Produção textual do curso Ciências
Contábeis apresentado à Universidade
Do Norte do Paraná – UNOPAR
Para nota parcial semestral.
Orientadores: Profº Alcides José da Costa Filho
Profª. Suzi Bueno de Almeida
Profª Clevia Israel Faria Franca
Profª Maria Eliza Correa Pacheco
SUMÁRIO
1 .INTRODUÇÃO 3
2 .DESENVOLVIMENTO 4
3 .CONCLUSÃO 12
4 .REFERÊNCIAS
13
.INTRODUÇÃO
A contabilidade, assim como, todo tipo de estudo tem seu desenvolvimento de comum acordo com a sociedade e seus inventos. A história mostra que a contabilidade se torna cada vez mais abrangente e humana, pois descobre-se que a contabilidade não se trata só de números mas de informações, passadas a seus usuários. Até se desenvolver nesse pensamento mostraremos que as ciências contábeis tiveram várias ramificações. Historicamente a Itália teve grande participação em seu desenvolvimento, pois lá desenvolveu o livro “la summa de arithimetica,geometria, proportioni e proportionalita” de Francisco Luca Pacioli que tornou o método das partidas dobradas conhecida em seu meio.
Com as invenções das revoluções industriais o mundo desenvolvera muito rapidamente e com isso a contabilidade teve que se tornar mais agiu e ampla pois o mundo se tornou mais agiu e acessível, surgindo assim um cenário propicio para a globalização que se entende como uma integração social, cultural, político e econômico.
Com a ampliação de empresas e as comunicações, países abriram suas fronteiras vendo vantagens em ter empresas globais em seus territórios, e essas empresas vendo em que territórios elas teriam mais vantagens competitivas. A contabilidade precisou passar por grandes processos de desenvolvimento principalmente nas comunicações com os seus usuários.
No meio desse cenário internacional o Brasil adotou as normas da contabilidade internacional. O Brasil então, tentará se equiparar as normas internacionais efetuando de forma gradativa para aumentar a confiabilidade internacional conseguindo um aporte maior de investimentos.
2.DESENVOLVIMENTO
Desde de que o frade Francisco Luca Pacioli revolucionou a contabilidade expondo com o livro chamado “la summa de arithimetica,geometria, proportioni e proportionalita” o método das partidas dobradas em 1494 na Itália dá início a uma grande evolução na contabilidade. Com isso deu-se o início a muitos pensamentos contábeis como a escola contista, escola administrativa, escola personalista, escola matemática, escola controlista, escola norte-americana, escola alemã e escola patrimonialista. Muitas de essas escolas foram derrubadas por seus pensamentos serem as vezes antiquadas para as evoluções que iam acontecendo na área contábil.
A escola contista que foi a grande revolucionaria do início do século XV, destacava-se nela o processo de escrituração, a personificação das contas. Na época era iniciado o abandono do feudalismo dando um grande desenvolvimento de atividades comerciais que necessitava de saber o que se tinha e o que se devia. Com a teoria contista a contabilidade se tornou uma ciência, ela tomou conta do mundo durante 246 anos de 1494 à 1840 que foi conhecida como período de estagnação para escola contábil, mas não creio nisso, creio que com as grandes conquistas marítimas e grandes conquistas continentais descobertas de matérias primas e possíveis guerras por colônias o objetivo era conquistar terras e acumular riquezas materiais deixando de lado as evoluções nos pensamentos.
Até que surgiu a escola administrativa com Francesco Villa com a obra “la contabilitá applicata alle amministrazioni private e pubbliche” assim deu-se início aos pensamentos da contabilidade tendo como o seu principal objetivo as entidades, o seu controle sobre cifras e números, dando ideia assim de que um contador não faria apenas o trabalho de escrituração mas também de gestão.
Mas para eu começar a falar das escolas desse período de 1830 ou 1840 tenho que citar que no período as revoluções industriais, a primeira e a segunda fase, promoveram uma grande mudança social e comercial usando energia a vapor inventada por James Watt em 1776 e após isso as invenções da eletricidade, substituição do ferro pelo aço, motor de combustão interna e muitas outras que modificaram os pensamentos sociais, empresariais e todos os ramos inclusive a contabilidade dando início à economia liberal tendo como os grandes pioneiros os britânicos, os intercâmbios de ideias a meio a tudo que estava acontecendo também ia em pleno vapor surgindo tratados de comercio, pois assim que foram surgindo os primeiros vestígios da globalização os países tendo que se ajudar e promover cada vez mais comunicação.
...