PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DO CONTADOR
Por: daniela aquino • 15/6/2016 • Trabalho acadêmico • 5.024 Palavras (21 Páginas) • 352 Visualizações
FACULDADE NOVOS HORIZONTES
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Daniela de Aquino Cordeiro
Fernanda Solidade Amorim
Filipe de Oliveira Costa
Helder Alves Fernandes
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DO CONTADOR:
Novas habilidades e competências do profissional contábil
Belo Horizonte
2016
Daniela de Aquino Cordeiro
Fernanda Solidade Amorim
Filipe de Oliveira Costa
Helder Alves Fernandes
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DO CONTADOR:
Novas habilidades e competências do profissional contábil
Relatório final do projeto interdisciplinar do 1º período do curso de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Novos Horizontes, apresentado à Coordenação do Curso como requisito parcial para aprovação no semestre.
Orientador (a): Débora Zuim Aguiar
Belo Horizonte
2016
RESUMO
Esse estudo buscou identificar quais são as novas habilidades e competências exigidas do profissional contábil e como a tecnologia influência nessas exigências. Para atingir tais finalidades, inicialmente é realizada uma pesquisa bibliográfica em que são destacados autores como Schlindwein (2007), Cardoso (2009) e Martins (2012), que abordam um novo perfil do contador, exigido pela sociedade. Em seguida, são realizadas entrevistas com dois profissionais da área contábil, para identificar o perfil do contador do século XXI. Verifica-se que os contadores da atualidade devem ser comunicativos e buscar se informar sobre novas áreas de conhecimento, para assim, avançarem junto com as mudanças constantes da sociedade e se tornarem cada vez mais fundamentais no auxilio de informações relevantes para a tomada de decisão nas empresas.
Palavras-chave: Habilidades e competências, tecnologia, perfil do contador.
ABSTRACT
This study sought to identify what new skills and expertise of the accounting professional and how technology influence these requirements. To meet these goals, it is initially performed a literature search that highlighted authors as Schlindwein (2007), Cardoso (2009) and Martins (2012), which address a new profile, counter, demanded by society. Then interviews are conducted with two professional accounting, to identify the profile of the XXI Century counter. It appears that the current counters should be communicative and seek to learn about new areas of knowledge, thus advance along with the constant changes in society and become increasingly critical in the aid of relevant information for decision making in companies.
Keywords: Skills and competencies, technology, counter profile.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 Surgimento e Evolução da Contabilidade
2.1.1 Era Pré-história
2.1.2 Mundo Antigo
2.1.3 Período Medieval
2.1.4 Idade Moderna
2.1.5 Idade Contemporânea
2.2 Contabilidade Moderna
2.3 O Perfil Do Profissional Contábil
2.4 A inserção da Tecnologia
3 METODOLOGIA
4 ANÁLISE DE DADOS
4.1. Entrevistas
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICE
1 INTRODUÇÃO
Nesse projeto são abordadas as novas habilidades e competências do profissional contábil. No decorrer dele, é apresentado ao leitor a importância destas nas áreas econômicas e sociais, com a finalidade de destacar as mudanças necessárias para atingir o perfil adequado diante da evolução tecnológica. Pretende-se mostrar as dificuldades, as facilidades, e os impactos no desenvolvimento de suas atividades profissionais e as novas exigências às quais os contadores tiveram que se adaptar para desenvolver seu trabalho.
Durante muito tempo, o contador foi visto como um profissional apenas para cálculos, preenchimento de guias e formulários para atender o mercado fiscal. No entanto, atualmente, vivemos em uma era de mudanças em ritmo acelerado, o que faz com que os profissionais passem por um processo de reflexão e avaliem se sua atuação está de acordo com as exigências impostas pelo mercado de trabalho atual. Portanto, a área contábil passou a ser fundamental para a sociedade resolver suas necessidades a respeito de seus negócios.
Com a chegada de novas tecnologias e o avanço contínuo destas na atualidade, o profissional contábil precisa estar atento às novas ferramentas utilizadas para atuar no mercado de trabalho, podendo se beneficiar de programas e software para viabilizar seus processos.
A tecnologia é fundamental para o profissional contábil, pois, através desta, obtêm-se programas elaborados pela área de T.I. (Tecnologia da Informação) que, auxiliam na elaboração e emissão de relatórios com alta qualidade e rapidez. Portanto, a T.I. permite que os contadores tenham mais recursos para oferecer informações para as tomadas de decisões.
O interesse por esse estudo surgiu mediante às mudanças ocorridas no perfil dos contabilistas na era contemporânea, principalmente em relação às inúmeras áreas de atuação que antes não eram comuns para estes profissionais contábeis e que se tornaram indispensáveis para o reconhecimento e a certeza de que o contabilista como gerador de informações é elemento fundamental para o desenvolvimento, a busca de estratégias e a tomada de decisões.
Diante do exposto e, considerando as constantes mudanças ocorridas no decorrer do tempo, surge o questionamento: Quais são as competências e habilidades exigidas dos profissionais de contabilidade perante a era tecnológica?
...