PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA RURAL AGROPECUÁRIA: ESTUDO DE CASO SIMULADO
Por: leofer69 • 22/5/2018 • Trabalho acadêmico • 9.400 Palavras (38 Páginas) • 838 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LEONARDO FERRARI BATISTA
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA RURAL AGROPECUÁRIA: ESTUDO DE CASO SIMULADO.
SINOP-MT
2017
LEONARDO FERRARI BATISTA
PLANO DE CONTAS DE UMA EMPRESA RURAL AGROPECUÁRIA: ESTUDO DE CASO SIMULADO.
Trabalho orientado pelo professor Wander Bosco Souza do Prado na disciplina de contabilidade Rural I, 5º semestre do curso de ciências contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso.
SINOP-MT
2017
Sumário
1. INTRODUÇÃO 5
2. REFERENCIAL TEORICO 7
2.2. ATIVO BIOLOGICO 7
2.2. PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL 8
2.3. PLANO DE CONTAS 9
2.3.1. ELENCO DE CONTAS 10
2.3.2. MANUAL DE CONTAS 12
2.3.3. CODIFICAÇÃO 12
2.4. ANÁLISE COMPARATIVA DO PLANO DE CONTAS DA EMPRESA COMERCIAL X RURAL 14
3. ESTUDO DE CASO SIMULADO 14
3.1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA. 14
3.2. ELENCO DE CONTAS 15
3.3. MANUAL DE CONTAS 34
4. FORMATIZAÇÃO NAS EMPRESAS RURAIS 41
4.1. ÓRGÃOS QUE REGULAMENTAM AS EMPRESAS RURAIS 41
4.1.1. INCRA 41
4.1.2. Inscrição Estadual 41
4.1.3. CCIR 41
4.1.4. CPF – Cadastro de Pessoa Física 41
4.1.5. CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica 42
4.1.6. ITR 42
4.1.7. GTA 42
4.1.8. FABOV – Fundo de Apoio a Bovinocultura 42
4.1.9. FACS – Fundo de Apoio à Cultura da Soja 43
4.1.10. FAMATO – Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso 43
4.1.11. FETHAB – Fundo Estadual de Transporte e Habitação 43
5. ANÁLISES E REFLEXÕES 44
6. CONCLUSÕES 44
7. REFERÊNCIAS 45
INTRODUÇÃO
Desde muito tempo atrás o homem vem realizado esforços para organizar e gerenciar os seus lucros, assim objetivando para a maximização das suas riquezas, ou seja, somente através da contabilidade está sendo possível tal organização.
Muito além do que apenas se gerenciar e organizar as riquezas, a contabilidade tornou-se uma ciência indispensáveis para todos. Preparada e dotada de muitos ramos, ela vem representando muito mais do que números e lançamentos de créditos e débitos, através de suas técnicas de aperfeiçoamento ao longo da sua evolução histórica, a contabilidade surge como uma das principais responsáveis pela gestão das empresas, tornando-se uma das primordiais ferramentas da administração rural e empresarial.
Seja em ambos os ramos, a contabilidade é responsável por informar os empresários, donos de propriedades rurais (entre outros), sobre a situação de sua empresa, assim demonstrando tanto o crescimento, quanto os fatores de risco, além disso as possíveis dificuldades e soluções e também a sua real lucratividade da empresa. Porém é no campo onde a contabilidade tem sua evolução mais lenta. No brasil a contabilidade rural vem ganhando o se espaço, importância e status, mas a sua implantação tem se configurado em um processo lento e sobre carregado de resistência.
Profissionalmente o homem do campo tem se preocupado mais a produzir alimentos e deixar a gerencia das suas propriedades aos contadores ou administradores e das pessoas mais qualificadas para exercerem tais tarefas das organizações contábeis. Este processo fez com que o homem se distanciasse do campo e do conhecimento dos conceitos e das técnicas da gestão empresarial.
Numa visão geral, a contabilidade é uma disciplina, do ramo de conhecimento humano, uma profissão em que se tem por objeto o estudo dos fenômenos patrimoniais.
Segundo CREPALDI (2012):
“A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos neles ocorridos, com o fim de oferecer informação sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.
Portanto, o objeto da contabilidade é o patrimônio. Podemos dizer, em outras palavras, que a contabilidade é o método universal utilizado para se registrar todas as transações de uma empresa rural, que possam se expressar em termos monetários. Por isso tem um importante papel na gestão das empresas. Por meio dela os gestores podem tomar decisões e analisar o empreendimento, pois está se divide em várias áreas de atuação pode-se dizer, então que a contabilidade visa assegurar o controle do patrimônio objetivando representa-lo graficamente, evidenciar suas variações estabelecer normas para sua interpretação analise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa, também controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades.
...