PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS
Por: Ronaldo Viana • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 19.322 Palavras (78 Páginas) • 579 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS DE SINOP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RONALDO VIANA SILVA
PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS
SINOP/MT
NOVEMBRO/2014
RONALDO VIANA SILVA[pic 1]
PLANIFICAÇÃO CONTÁBIL EM UMA EMPRESA RURAL: ESTUDO DO CASO SIMULADO NA AGROPECUARIA AGROINSUMOS
Trabalho orientado pelo professor Wander Bosco Prado na disciplina de Contabilidade Rural I, 5° fase do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso
SINOP/MT
NOVEMBRO/2014
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 4
2. REFERENCIAL TEORICO: 6
2.1 Contabilidade Rural: 6
2.2 Planificação Contábil no Ativo Rural: 7
2.3 Fluxo Contábil na Atividade Rural: 7
2.4 Ativo Biológico: 7
2.5 Plano de Contas: 9
2.6 Elenco de Contas: 10
2.7 Manual de Contas: 10
2.8 Codificação: 11
3. ANÁLISE COMPARATIVA: RURAL X COMERCIAL 11
4. ESTUDO DE CASO SIMULADO: 13
4.1 Caracterização da empresa: 13
5. PLANO DE CONTAS: 13
6. MANUAL DE CONTAS: 35
7. CONCLUSÃO: 42
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS: 43
9. ANEXOS 44
9.1 Anexo – CPC 29: 44
9.2 Anexo – NBCT 10:14 61
9.3 Anexo – NBCT 29:.............................................................................................................65
INTRODUÇÃO
Desde o inicio das civilizações, quando retirávamos na natureza somente o que ela espontaneamente oferecia, o homem já dependia dessa para sua sobrevivência.
Com o passar do tempo esse conceito de autoexistências mudou e a agricultura evoluiu, o ser humano se viu obrigado a administrar sua propriedade. Com isso, o conceito de agricultura deixou de ser apenas rural, passando a depender de várias outras coisas, como, máquinas, insumos, armazém e infraestrutura.
Com esses avanços na agropecuária, e cada vez mais rendimento na produção, as propriedades passaram a ser vistas, não mais como algo apenas para sobreviver, mas algo que desse lucro, diante disso, começaram a buscar medidas de gerenciamento, e começaram a depender de técnicas contábeis para isso.
A função do administrador rural, é planejar, controlar e decidir, e para isso deve conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos. Mas mais do que isso, o administrador, precisa de informações internas e externas, e é onde percebemos a importância de um contador na agropecuária, é por meio de técnicas contábeis, que terá mais informações precisas e alcançará seu objetivo que é a maximização de lucros.
O profissional de contabilidade na área agropecuária, pode desenvolver o mesmo papel de um contador na indústria ou comercio, através de técnicas pode-se oferecer os mesmo benefícios, apenas se faz necessário a mudança do sistema de escrituração contábil em função das características desse ramo de atividade.
Segundo RIBEIRO (contabilidade fácil, pg. 206) O manual de contas fornece ao contabilista informações detalhadas de cada conta, orientando-o na padronização dos registros de todos os eventos responsáveis pela gestão do patrimônio da empresa.
O Plano de contas dentro da atividade agropecuária é desenvolvido para compreendermos as movimentações da mesma, sendo flexível a inclusão ou exclusão de contas, e ou alterações de títulos das contas cadastrais.
A contabilidade rural é suma importância, evidenciando-se o fato de que o Brasil é um dos lideres mundiais na produção e exportação de produtos agropecuários, e precisa enfrentar a concorrência de mercado, nisso o contador é quem fornece melhores condições para elaboração de relatórios específicos para a propriedade rural e o ramo de sua atividade.
REFERENCIAL TEORICO:
Contabilidade Rural:
Empresa rural são aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas (Marion, 2007, p. 2).
Ou seja, essas empresas rurais precisam do contador pois ele é quem estudará o patrimônio rural, e demonstrará os resultados dessa entidade aos usuários que necessitam dessas informações para a tomada de decisões.
Assim como outros ramos da contabilidade, a rural tem características próprias. Por exemplo, o longo e o curto prazo para este tipo de empresa tornam-se maiores que o das empresas convencionais quando estas criam gado, pois eles tem um ciclo operacional de um ano a mais.
...