PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Projeto de pesquisa: PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ShanSkateLong • 5/5/2014 • Projeto de pesquisa • 874 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
FACULDADES BARDDAL
CONTBILIDADE I
PROFESSOR: CÉLIO RICARDO PONTES
ALUNO: ALEXANDRE PAIVA
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
FLORIANOPOLIS, 11 DE OUTUBRO DE 2.013
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Seria impossível controlar um patrimônio, que é o conjunto de bens e direitos e obrigações, sem que houvesse registros organizados sobre todas as mudanças corridas. Para isso faz-se necessário, então, que sejam obedecidos certos mandamentos, chamados de “ Princípios Fundamentais de Contabilidade”.
1º Princípio da Entidade;
2º Princípio da Oportunidade;
3º Princípio da Continuidade;
4º Princípio do Registro pelo Valor Original;
5º Principio da Atualização Monetária;
6º Princípio da Competência;
7º Principio da Prudência.
- Princípio da Entidade:
Reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma independência patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física independente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidade é ou não obter lucro.
O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte.
Por exemplo: Despesas particulares de pessoa física (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa.
- Princípios da Continuidade:
A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provável, devem ser considerada quando da classificação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas, este influencia o valor econômico dos ativos, valor ou vencimentos dos passivos, especialmente quando se tem o prazo determinado.
Neste princípio é indispensável à correta aplicação do Princípio da Competência, onde todas as receitas e despesas devem ser registradas de acordo com o fato gerador.
Toda contabilidade de uma entidade parte-se do pressuposto de que a mesma continuará por tempo indeterminado.
- Princípio da Oportunidade:
A contabilidade pressupõe que, o registro do patrimônio e das suas mutações, deve ser realizado de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram, desde que tecnicamente estimável.
No princípio da Oportunidade é obrigado apresentar:
- O registro do patrimônio e suas mudanças devem ser feito de imediato e de forma integral;
- O registro deve ser feito mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de ocorrência;
- O registro corresponde aos elementos quantitativos e qualitativos, conforme os aspectos físicos e monetários.
- O registro deve apontar as variações ocorridas na entidade em um período determinado e serve de base para gerar informações para as tomadas de decisões.
- Princípio do Registro pelo Valor Original:
Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores.
Do registro pelo valor original resulta:
- A avaliação dos componentes deve ser feita com base nos valores de entradas.
- Uma vez integrado no patrimônio, o bem, o direito ou obrigações não podem ser alterados.
- O valor original será mantido enquanto o componente permanecer com parte do patrimônio e também na sua saída
-
...