PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR 7 SEMESTRE
Por: Suelem Brito • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.228 Palavras (13 Páginas) • 668 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ciências contábeis
Dâmaris Crizanto de Farias Pereira
Izalta Cecilia Ribeiro da Paixão
JANDIRENE NASCIMENTO BRASILEIRO
JULIANE LOPES DA SILVA
TAIS DA SILVA SEVERO
SUELEM SILVA DE BRITO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Senhor do Bonfim – Ba
2016
Dâmaris Crizanto de Farias Pereira
Izalta Cecilia Ribeiro da Paixão
JANDIRENE NASCIMENTO BRASILEIRO
JULIANE LOPES DA SILVA
TAIS DA SILVA SEVERO
SUELEM SILVA DE BRITO
ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Contabilidade e Planejamento tributário, Direito Tributário, Controladoria,Tópicos Especiais em Contabilidade I e Perícia e Auditoria.
Prof. Equipe de professores:
Isis Carolina Massi Vicente
Valdeci da Silva Araújo
Regis Garcia
Lilian Lucy dos Santos
Carla Patrícia Rodrigues Ramos
Senhor do Bonfim - Ba
2016
sUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 Livro de Apuração do Lucro Real 5
3 Parecer Sobre a Demonstração do Resultado do Exercício 8
4 Auditoria Contábil 11
4.1 Tipos de Pareceres 11
5 Perícia Judicial e Extrajudicial 12
5.1 Laudo Pericial 12
6 Direito Judiciário 13
6.1 Imunidade e Isenção 13
7 Conclusão 14
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
A carga tributária do nosso país é uma das mais altas do mundo em comparação com os demais países. Vale destacar que os efeitos desta alta carga tributária vão desde o aumento dos custos dos produtos e o resultado disso é afetar diretamente o consumidor.
As empresas diante desse cenário podem encontrar na contabilidade uma aliada para auxiliar e orientar a reduzir esse impacto tributário visando assim um melhor resultado financeiro e econômico. Outro aliado é o planejamento tributário, que auxilia a empresa a não passar por problemas que afetam o financeiro decorrentes de má administração ou falta de conhecimentos das leis que reduzem as despesas tributárias.
Sabemos que existem vários tipos de tributos e que a maioria destes deveria ser investida em serviços básicos como: educação, saúde, segurança, infraestrutura, saneamento, energia, transporte etc. Mas apesar da grande carga tributária o Brasil ainda carece de muitos desses investimentos.
Diante dessas circunstâncias o presente trabalho tem como objetivo auxiliar a empresa Alfa S.A, através de um parecer de auditoria observando as suas demonstrações contábeis.
2 LIVRO DE APURAÇÃO DO LUCRO REAL (LALUR)
O Livro de apuração do Lucro Real, conhecido por LALUR, é um livro de escrituração de natureza fiscal, criado pelo Decreto-Lei nº 1.598 de 1977, conforme previsto no artigo 177 § 2º da Lei nº 6.404, de 1976. O Lucro Real é o Lucro Líquido destinado a apuração extracontábil sujeito a tributação pelo Imposto de Renda (IR) da pessoa jurídica.
O LALUR tem por finalidade garantir a separação entre a escrituração comercial e a fiscal, prevista no § 2° do art. 177 da Lei n°6.404/76 (Lei das S/A). Estão obrigadas à escrituração do Lalur todas as pessoas jurídicas contribuintes do imposto de renda com base no lucro real, inclusive aquelas que espontaneamente optarem por esta forma de apuração.
O período de apuração das empresas é trimestral (art. 1º da Lei nº 9.430/96). A pessoa jurídica optante pelo lucro real poderá escolher o regime anual de tributação, onde a empresa deverá antecipar o imposto em 31 de dezembro, referente a cada mês e sendo a base de cálculo as receitas brutas e demais receitas ou com base no levantamento do balanço ou balancete de verificação.
Se a empresa for optante pelo período trimestral a base de cálculo para apuração do imposto de renda e da contribuição sobre o lucro líquido será nos resultados apurados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano calendário e deverá ser da seguinte forma:
a)Com base no levantamento de balanço patrimonial ou balancete de verificação e efetuar os ajustes extracontábeis no LALUR;
b)O balanço ou balancete deve estar de acordo com as leis comerciais e fiscais e constar no livro Diário;
c)Apurar e pagar o imposto de renda e a CSLL(trimestralmente), escriturar trimestralmente o livro de Registro de Inventário e o livro para Registro Permanente de Estoque;
Determinação do IRPJ:
Lucro
...