PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTERIII)
Por: Aline Juliane • 25/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.308 Palavras (6 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
ALINE JULIANE ALVES GOMES
RA 2716852027
JORCELI DE BARROS CHAPARRO, PROFESSOR TUTOR A DISTÂNCIA.
BRASÍLIA, 18 DE MAIO DE 2017
[pic 2]
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTERIII).
POLO PRESENCIAL SÃO SEBASTIÃO-DF.
Sumário
Introdução 4
Desenvolvimento 5
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
INTRODUÇÃO
Co-produtos são mercadorias geradas secundariamente durante o processo de fabricação, que podem ser reutilizados em futuros processos de produção.
Quando reutilizamos esses resíduos, iniciamos o processo de reciclagem. Nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos que podem ser utilizados para a criação de outros produtos e que nos dias atuais representa um importante setor na economia nacional.
Algumas empresas usam o processo de reciclagem como uma forma de reduzir custos e preservar o meio ambiente. Nos dias atuais, as empresas buscam desenvolver projetos para além de cumprir sua função social, promover seu marketing pessoal, contribuindo para um menor gasto público, além do aumento no faturamento.
Com base em dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a população do país gera cerca de 78,6 milhões de toneladas de lixo por ano.Se todo esse lixo perdurasse pela natureza, não haveria mais espaço para o acúmulo de tanta sujeira. Com isso a reciclagem passou a ser um processo indispensável. Onde os materiais que já foram usados e descartados são selecionados e transformados em matérias-primas. O que além de reduzir a necessidade de retirar mais recursos do ambiente, diminui a quantidade de lixos na rua.
A reciclagem surge também como solução para o desemprego atuante em nossa sociedade. Pois muitas pessoas buscam esse setor da economia para tirar o sustento de sua família.
Desenvolvimento
Com o intuito de implantar uma cooperativa de co-produtos na região de São Sebastião-DF, precisamente no bairro Morro da Cruz, bairro esse, que existe à poucos anos, com uma população de baixa renda. Trata-se de um bairro onde ainda não existe o saneamento básico e nem luz e água própria,ambas são os chamados “gatos”. São gerados muito lixo, pois o caminhão de lixo também não passa em todas as ruas do bairro.
Com a implantação de uma empresa de reciclagem na região, seria uma ótima alternativa para que o bairro pudesse crescer, e ter visibilidade do governo, além de ajudar a sociedade, com a geração de novos empregos.
Para compreendermos melhor e saber por onde começar, foi feito um estudo sobre os tipos de cooperativas, e constatou-se que existem no Brasil, 13 tipos de cooperativas. Sendo elas:
- Consumo: Buscam abastecer os cooperados com compras em comum. Tornando o preço mais baixo e mantendo a qualidade dos produtos.
- Sociais: Inserem no mercado, com o trabalho, as pessoas que precisam ser tuteladas ou em situações de desvantagem.
- Trabalho: Surgiram quando profissionais autônomos se juntaram para buscar melhores condições profissionais. Formadas com trabalhadores do mesmo ramo para realizarem suas atividades em comum.
- Educacionais: Formadas por professores e pais de alunos, com o intuito de prestar serviços educacionais e buscar uma melhor educação para seus filhos.
- Transporte: Atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros.
- Agropecuárias: São formadas por produtos rurais, agropastoris e de pesca.
- Saúde: Junção de médicos e outros profissionais da saúde. Oferecendo uma alternativa para quem não pode pagar um plano de saúde.
- Crédito: Atuam na prestação de serviços. Sendo eles,empréstimos e administração de poupanças. São autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
- Habitacionais: Funcionam do seguinte modo: os associados contribuem e em troca tem acesso a um determinado tipo de imóvel, conforme o acordo.
- Produção: Os cooperados trabalham para a produção em comum de bens e produtos. A propriedade da produção pertence aos cooperados.
- Infraestrutura: De forma coletiva, prestam serviços básicos, como energia, telefonia, limpeza pública, segurança e saneamento básico aos associados.
- Mineral: São constituídas por mineradores para facilitar a extração, industrialização e comercialização de produtos minerais.
- Turismo e lazer: Responsáveis por hospedar turistas e prestar-lhes serviços. São formadas por cooperativas no setor de turismo e lazer.
Dando seguimento ao projeto, verificamos a participação da sociedade nos projetos sociais e vimos que são de suma importância, pois une, a área pública, privada e a sociedade.
“Elaborar projetos é uma forma de “independência. É uma abordagem para explorar a criatividade humana, a mágica das idéias e o potencial das organizações. É dar vazão para a energia de um grupo, compartilhar a busca da evolução.” (Kisil R., 2001)
Para se conseguir a cooperação da sociedade é necessário que haja uma cooperação de todos na sociedade. Criando-se assim um conceito de Sociedade Civil. Que segundo FERGUSON, sociedade civil é o posto de um indivíduo isolado, alguém que vive numa comunidade.
Para tanto, em uma sociedade civil organizada os membros servem o interesse geral através de um processo democrático, atuando entre os poderes públicos e os cidadãos.
A rotina de uma cooperativa é trabalhosa. São vários os processos, iniciando na separação do lixo. Os materiais recolhidos são separados em suas diversas categorias, como por exemplo, plástico, vidro, papel , etc.
A separação é perigosa, pois muitas embalagens podem cortar as mãos dos trabalhadores. Após a separação é feito uma prensagem com os produtos separados a fim de compactá-los. Por isso os cooperados devem ter seus direitos e deveres, para que cumpram e façam cumprir as leis que os favorecem na empresa.
...