Plano de negócio na contabilidade
Por: JuliaCarolina • 20/5/2015 • Monografia • 18.537 Palavras (75 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
PARTE I – Pesquisa de atividade empresarial............................................................4
I.1 Justificativa.......................................................................................................................4
I.2 Histórico................................................................................................................................4
I.3 Tributação................................................................................................................9
I.4 Livros fiscais..........................................................................................................24
I.5 Livros comerciais...................................................................................................30
I.6 Encargos Sociais x Trabalhistas...........................................................................32
I.7 Demonstrações contábeis.....................................................................................43
PARTE II - Propondo a criação da nova empresa.....................................................47
3 CONCLUSÃO 68
REFERÊNCIAS 69
- INTRODUÇÃO
Este trabalho refere-se à proposta do estágio curricular obrigatório da UNOPAR durante o 7º semestre, através de pesquisa e proposta de criação de uma empresa, sendo essa escolhida depois de cumprir 30 horas obrigatórias de estágio em uma empresa comercial no ramo de GLP, denominada “Distribuidora Três Barras LTDA”.
A pesquisa foi dividida em duas partes:
I - Pesquisa sobre a atividade econômica; os aspectos tributários dessa atividade, não esquecendo que o trabalho foi feito com tributação pelo lucro real; os livros fiscais necessário para registro das operações diárias de uma empresa comercial; os encargos trabalhistas; os livros contábeis obrigatórios e auxiliares e as demonstrações contábeis necessárias para a atividade comercial
II - Proposta da criação da empresa “DISTRIBUIDORA DE GÁS PONTUAL LTDA”, através de um Plano de negócios, descrevendo as estruturas de capital, física e de pessoal; as projeções de compras, vendas e do fluxo de caixa.
- DESENVOLVIMENTO
PARTE I: Pesquisa de Atividade Empresarial – Comércio varejista de GLP
- I.1 JUSTIFICATIVA:
O tema abordado na pesquisa se justifica pela crescente necessidade das empresas em se tornarem competitivas no mercado de atuação, uma vez que a concorrência, que antes era a nível local, passou a ser uma concorrência global. Desse modo, uma ferramenta importante para a empresa se sobressair diante desse cenário altamente competitivo é o entendimento da empresa através de pesquisa e realização de um plano de negócios.
Minha opção por estagiar esse ramo de atividade foi motivado por minha família, que sempre atuou no ramo comercial, e essa é uma empresa familiar que está dando certo.
- I.2 HISTÓRICO:
O que é GLP?
O GLP, Gás Liquefeito de Petróleo, é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos obtidos em processo convencional nas refinarias, quando produzido a partir do petróleo cru. Pode ser também produzido a partir do gás natural, em unidades de processamento de gás natural.
É popularmente conhecido como “gás de cozinha”, pois sua maior aplicação é na cocção dos alimentos, mas também é utilizado em várias aplicações industriais e agrícolas.
Em estado líquido, o GLP é mais leve do que a água e pode ser facilmente armazenado a uma pressão moderada.
Em estado gasoso, ele é mais pesado que o ar, o que faz com que se concentre próximo do solo em caso de vazamento. Por ser invisível e inodoro, adiciona-se um odorizante não-tóxico, como medida de segurança.
Por sua facilidade de armazenamento, transporte, grande eficiência térmica e limpeza na queima, o GLP é usado intensivamente em todo o mundo.
O Botijão
Cerca de 85% do gás do botijão encontra-se em estado líquido e 15% em estado gasoso, o que garante espaço de segurança para manter a correta pressão no interior do recipiente.
Por que o GLP é chamado de “gás de cozinha”?
Por ser facilmente transportável, sem necessidade de gasodutos ou redes de distribuição, o GLP chega às regiões mais remotas, rurais ou urbanas. Além disso, não se deteriora durante o tempo de armazenamento, ao contrário de outros combustíveis líquidos de petróleo.
No Brasil, sua distribuição em recipientes transportáveis, os denominados botijões de gás, abrange 100% do território nacional e garante o abastecimento de 95% dos domicílios. Ou seja, sua presença em nosso país é maior do que a da energia elétrica, da água encanada e da rede de esgotos.
Isto fez do GLP um produto essencial para a população brasileira, pois é utilizado no preparo das refeições diárias em 42,5 milhões de lares de todas as classes sócio-econômicas.
Mas o GLP tem muitas outras aplicações além de sua utilidade na cocção de alimentos. Infelizmente, o fato de ser conhecido popularmente como “gás de cozinha”, se por um lado demonstra a sua importância para a população brasileira, por outro lado mostra que esse produto tem sido banalizado. As normas vigentes estão defasadas e restringem o GLP a poucas aplicações legalmente aceitas.
...