Pontos positivos do orçamento para a gestão
Pesquisas Acadêmicas: Pontos positivos do orçamento para a gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Geffersoncnp • 1/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.076 Palavras (17 Páginas) • 460 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 5º SEMESTRE
GEFFERSON DOS SANTOS TEIXEIRA
GESTÃO empresariaL
Campo Novo Do Parecis
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 3
2 Conceito de Orçamento.............................................................................4
3 Orçamento geral........................................................................................5
4 Orçamento flexível..............................................................................6,7,8
5 Pontos positivos do orçamento para a gestão..................................8,9,10
6 As questões tributárias para o orçamento...............................10,11,12,13
7 Isenção e imunidade tributária................................................................13
8 Balanço patrimonial............................................................................13,14
9 Demonstração do resultado do exercício................................................14
10 Demonstração dos fluxos de caixa........................................................14
11 A comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos..........................................................................................15,16
12 Conclusão.............................................................................................17
13 Referências..........................................................................................17
Introdução
Esse tecnólogo é um especialista em processos de fabricação. Com formação equivalente à do engenheiro de produção, ele tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado. Ele conhece as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias. No dia a dia, também administra as atividades no chão de fábrica, servindo de intermediário entre os operários e o engenheiro de produção. Prevê e acompanha os custos, determinando a aquisição de máquinas e a aplicação de novas rotinas e tecnologias. Cuida da logística de movimentação do produto na indústria, supervisiona a seleção e o tratamento das matérias-primas, controla a qualidade de processos e ocupa-se da expedição final.
Conceito de Orçamento
Em contabilidade e finanças o orçamento é a demonstração das receitas e despesas de uma organização em um determinado período de tempo (exercício), geralmente anual, mas que também pode ser mensal, trimestral, entre outros.
O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão, sobre o qual exerce influência. Welsch(1986) cita que a administração de qualquer entidade deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. O orçamento é um instrumento cuja função é direcionar as atividades da organização, visando orientar a administração para que alcance os objetivos estabelecidos no plano de gestão empresarial. Através do orçamento é possível fazer uma simulação do desempenho da organização, baseados em planos pré-estabelecidos. Desta forma, o orçamento torna-se uma ferramenta de vital importância no processo de gestão, servindo de apoio à tomada de decisão. Segundo Perez Junior, Pestana e Franco (1997), o papel do orçamento na gestão de uma empresa é compreendido de melhor forma quando relacionado às funções administrativas. As inúmeras definições de “administração” de uma entidade podem ser resumidas em três funções básicas:
•planejamento;
•organização; e
•controle.
No processo de elaboração do orçamento, as áreas devem estabelecer as metas que deverão ser alcançadas, e estas deverão estar integradas de maneira sistêmica com a organização. É o orçamento que permitirá acompanhar o da organização, possibilitando que os eventuais desvios sejam analisados e Controlados. De acordo com Perez Junior, Pestana e Franco(1997), um orçamento, basicamente, pode ser considerado um plano, uma meta, ou ainda um objetivo, e não há definição melhor de “função orçamentária” do que a que diz ser esta função primordialmente um sistema de planejamento e controle.
Orçamento Geral
A maioria das empresas de grande porte e multinacionais têm entre suas responsabilidades desenvolver orçamentos para seus períodos de operação. Um orçamento empresarial deve detalhar quais serão as receitas e despesas da companhia dentro de períodos futuros. A elaboração de um orçamento deve sempre ser feita com base nas previsões, nunca limitando a sua elaboração ao histórico, aos resultados e pressupostos passados.
'A adopção de uma estratégia deste tipo, de elaboração de orçamentos exclusivamente com base nos pressupostos passados constitui um erro estratégico, cujo resultado é invariavelmente o desperdício. Recorrendo a uma imagem simples, elaborar um orçamento desta forma é como conduzir um carro com os olhos exclusivamente postos no retrovisor. Um bom exemplo
...