Portfólio Semestre Ciências Contábeis
Por: Evellyn Ramos • 12/10/2022 • Trabalho acadêmico • 4.149 Palavras (17 Páginas) • 135 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
LISTA DE FIGURA
Figura 1 - Blocos da metodologia de Canvas...........................................................6
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO - Contexto 3
2. DESENVOLVIMENTO 6
2.1 METODOLOGIA DE CANVAS 6
2.2 RECURSOS HUMANOs 8
2.3 IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS 11
2.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL 12
3. CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
- INTRODUÇÃO - CONTEXTO
Felipe tem 25 anos, há dois formou-se em Engenharia de Produção, porém nunca atuou na área, haja vista que desde os seus 17 anos trabalhou numa empresa da família, o seu pai resolveu confiar em sua competência e acabou por adquirir um restaurante na esperança de que, com empenho, conhecimento e visão, Felipe consiga reinventa-lo, pois, segundo ele o restaurante “parou no tempo”.
Embora o empreendimento seja viável e promissor o seu alcance pode ser muito maior do que aquilo que descortina no momento, desde que seja bem gerenciado com visão empreendedora, ousadia e determinação. Desse modo, a sua tarefa é ajudar Felipe a reestruturar o restaurante e, para tanto, vamos conhecer a realidade encontrada por ele.
- O antigo proprietário encontrava-se acomodado com a realidade do restaurante, não se modernizou, não investiu em estrutura física a qual foi se deteriorando com o tempo e não ampliou a sua clientela e nem investiu em novos cardápios.
- Os funcionários encontram-se desmotivados por conta da maneira como são tratados. Com grosserias, cobranças indevidas, falta de incentivo e reconhecimento, que acabou por gerar a desunião da equipe, pouco comprometimento com a empresa e excessiva rotatividade.
- Constata-se uma falta de investimento em um sistema de informática que otimize trabalho e tempo aos funcionários responsáveis por esse setor;
- Percebe-se existência de um estoque de mercadorias imobilizadas não constantes das declarações de renda e tampouco nos registros contábeis;
- A realidade econômica do país, o qual encontra-se em um momento de transição passando de um sistema político-econômico e centro/esquerda para o liberal requer tomadas de decisões as mais acertadas possíveis, sobretudo ao traçar metas de médio e longo prazo com relação a empréstimos e investimentos;
- A conectividade, redes sociais e mudanças de comportamento de consumidores. Atualmente todos estão conectados e buscando atualizações de conteúdo a toda hora. Desde o momento em que acordamos, estamos com nossos smartphones ligados olhando as últimas novidades de nossos amigos no Facebook, verificando de notícias no Twiter, vendo fotos no Instagram ou analisando recomendações de amigos sobre um restaurante no Foursquare. O restaurante nem contava com rede de interne e wi-fi, pois o antigo proprietário não considerava importante.
- Identificou-se que os clientes, além de poucos, não estavam satisfeitos com o modelo de negócio da empresa. Restaurante fica em um ponto badalado da idade, frequentado por um público jovem, fato que não era considerado como relevante para a antiga gestão.
Apresentada a Situação Geradora de Aprendizagem, verificou-se um empreendimento com várias necessidades, principalmente, no que se refere à modernização e adequação aos padrões atuais de consumo. Uma visão moderna e inovadora, podem sem dúvida, por este empreendimento na linha de frente da concorrência, pois atualmente, na era da globalização, as organizações procuram atender às exigências do mercado consumidor com produtos e serviços produzidos com maior tecnologia (YUKI, et al, 2009)
Felipe, o jovem engenheiro de produção, será o responsável em reinventar o negócio e contará com nosso apoio para o fazê-lo. O mesmo já verificou vários problemas, entre eles pode-se enumerar: prédio e estrutura física deteriorados; funcionário desmotivados; inexistência de tecnologia para gerir trabalho, estoque e contabilidade; situação de crise no País; inexistência de marketing e propaganda; distanciamento dos novos modelos de negócios considerados atraentes pelos clientes, situação de crise no País e insatisfação dos clientes.
Partindo dessa problemática, nos propomos a ajudar o jovem Felipe na missão de reinventar o empreendimento, tendo como objetivos: melhorar as instalações físicas do ambiente; reestruturar o lugar com a aquisição de móveis modernos e nova decoração; instalação de computadores para gerir estoques, mercadorias, recursos humanos e contabilidade; valorização da mão-de-obra de forma a minimizar os conflitos gerando maior produtividade; criação de uma marca para o restaurante pensando no marketing e propagando em redes sociais e sites de busca; reformulação o cardápio tendo como público alvo os jovens.
Os motivos que justificam a ação de reinventar esse restaurante são vários. Para tanto vamos enumerar apenas três: sua importância histórica: o restaurante já atua há bastante tempo local; sua importância social: um empreendimento como um restaurante oferece produtos que são indispensáveis para a sobrevivência humana, no caso a venda de alimentos; e sua importância para economia, pois, o negócio gera emprego e renda, beneficiando vários segmentos de pessoas sejam eles, os proprietários, os empregados, os fornecedores, os colaboradores e os próprios clientes.
Porém, para reconstruir o negócio, será necessário criatividade e inovação, já que o cenário do restaurante é de um lugar pouco atraente, “parado no tempo”. Para Juliano (2016, p. 63) “inovar é o resultado da soma da criatividade (novas ideias) com as ações que produzem resultados favoráveis para a empresa”. Dessa forma, pretende-se adequar o restaurante às exigências do mercado atual, com a inserção de novidades no espaço, nova decoração, cardápio variado, ambiente com música ao vivo aos fins de semana, disponibilidade de redes de internet para clientes e possibilidade de entrega a domicílio.
...