Portfólio individual 5º semestre ciências contábeis
Por: ivana silva • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.869 Palavras (12 Páginas) • 1.237 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Desde o seu aparecimento, a contabilidade vem se adaptando ao desenvolvimento da sociedade e buscando formas para atender a necessidade da geração de informações úteis à tomada de decisões.
Atualmente, a contabilidade está em grande transformação, deixando de ser apenas um controle burocrático das empresas, para se tornar um importante parceiro das entidades.
O alvo deste trabalho é compreender a situação de como a contabilidade atual colabora na indústria e no controle dos custos, comprovando assim a importância do profissional contábil no desenvolvimento das entidades.
Vale ressaltar que, nesta produção também relata sobre a importância da gestão de custos na indústria, onde é feito uma análise dos princípios e métodos de custeios e sua aplicabilidade do cotidiano empresarial.
Para tratar sobre o tema proposto serão estudadas as mudanças contábeis que estão sendo exigidas em todas as formas de lançamentos envolvendo a contabilização de custos industrial, mercado financeiro entre outros.
2 DESENVOLVIMENTO
A gestão industrial diz respeito à contabilidade de custos sendo eles diretos e indiretos; uma das principais funções de uma indústria é a mudança da matéria prima, junto com a mão de obra naquele produto, uso de máquinas e aparelhamentos onde em cada uma dessas funções são gerados.
A Contabilidade industrial é a área da contabilidade de custos que trata dos gastos ocorridos na produção industrial, cabendo a mesma, controlar todos os gastos no processo de produção.
2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
Na atualidade a Contabilidade está em grande modificação e adaptação às novas requisições da sociedade, atualizando-se nas alterações exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Estas mudanças procura uma melhor demonstração de todos os acontecimentos que ocorre no ramo industrial, podendo compreender que a Contabilidade é uma das ferramentas fundamentais na administração, para tomada de decisões dos gestores e usuários da indústria.
Assim, o uso da informática torna as demonstrações e lançamentos contábeis, documentos mais rápidos e de acesso e retorno, sendo um instrumento eficaz na comunicação das informações. Com esses conceitos a contabilidade passou a ter enormes responsabilidades dependendo de profissionais bem capacitados além de estarem em constante modernização, para atender as necessidades dos administradores.
2.1.1 SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE
A economia do setor industrial em nosso país se ampliou com o desenvolvimento da produção dos ganhos renovados no aumento de novos trabalhos.
As Indústrias vêm procurando meios de dominar melhor suas formas de gerenciamento dos custos na produção de bens e serviços, sendo assim a preocupação principal dos gestores empresarias é controlar toda circulação e processo de cumprimento de suas produções.
Dessa forma, as indústrias na atualidade vêm contando com a informática o instrumento mais eficaz para transmitir essas informações em tempo real, com o objetivo de fazer a contabilidade de custos em que permite dominar os gastos ocorridos na produção industrial, oferecendo todos os conhecimentos necessários para tomada de decisão.
2.1.2 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS
A contabilidade de custos é um instrumento destinado ao departamento de produção de uma indústria, onde os gastos ocorridos na fabricação dos produtos são contabilizados de forma rígida, sendo considerado um sistema de informação indispensável à gestão.
A contabilidade é vista como uma obrigatoriedade exigida por lei. Isso cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode ser um instrumento gerencial cuja uma das principais finalidades é auxiliar os gestores no processo de decisão.
É grande o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas e precisas a fim de ajudar nas tomadas de decisões mais seguras.
2.1.3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS
As empresas e as demais entidades usam as demonstrações contábeis, para informar à entidade as condições de seu patrimônio; Tais informações, junto com outras constantes das notas explicativas às demonstrações contábeis, ajudam os usuários a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros futuros da entidade.
Alguns dos demonstrativos contábeis obrigatórios são:
a) Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00(Dois milhões de reais.);
b) Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
c) Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;
d) Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
e) Notas explicativas (NE’s) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial do resultado do exercício;
f) Balanço Patrimonial (BP);
g) Demonstração do Resultado do Período de Apuração;
h) Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA), entre outros.
Quanto mais completas, claras e transparentes forem as informações divulgadas, maior será a credibilidade no mercado e da sociedade de maneira geral atribuída às operações da empresa.
3 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS
A Contabilidade de custos é o ramo que se destina a produzir informações para vários níveis gerenciais de uma empresa, ajudando às funções de atuação e de planejamento no controle das operações na tomada de decisões, coletando, classificando e registrando todos os dados operacionais de várias atividades da entidade.
3.1 PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL
O conceito de contabilidade é uma ciência que trata do estudo dos acontecimentos patrimoniais sob a ótica empresarial. (SALOMÃO, 2013) “Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial”.
...