Princípios da Contabilidade
Por: Salgados • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 145 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO ......................................................................................................4
2 - CONTABILIDADE..................................................................................................5
2.1 – Princípios da Contabilidade...............................................................................5
2.2 – PROCESSO ADMINISTRATIVO .......................................................................6
2.2.1 – PLANEJAR .....................................................................................................6
2.2.2 – ORGANIZAR ...................................................................................................7
2.2.3 – DIRIGIR ...........................................................................................................7
2.2.4 – CONTROLAR ..................................................................................................7
2.3 – AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES ...................................................................8
2.3.1 – AMBIENTE TAREFA .......................................................................................8
2.3.2 – MACRO AMBIENTE ........................................................................................8
2.4 – ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES PARA O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE ........................................................................................................9
2.5 – PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CÁLCULOS CONTÁBEIS ................................................................................................................9
3 – CONCLUSÃO .....................................................................................................10
REFERÊNCIAS .........................................................................................................11
- INTRODUÇÃO
Este trabalho visa apresentar a contabilidade como fonte de informação indispensável para o crescimento da empresa, onde o profissional da contabilidade exerce papel de extrema importância quanto à organização da empresa.
Verifica-se então a utilização da contabilidade como instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisões e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
- DESENVOLVIMENTO
A contabilidade é fonte de informação imprescindível para o crescimento de uma empresa, onde os registros contábeis fornecem informações sobre custos, giro de capital, encargos e tributos.
O profissional da contabilidade exerce um papel de extrema importância quanto à organização da empresa, à estruturação contábil e ao planejamento fiscal, financeiro, além de ser capaz de medir o retorno do capital invertido.
- PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Os princípios contábeis são regras em que se encontram
A contabilidade tem como objetivo auxiliar ao usuário seja ele interno ou externo com informações úteis para a tomada de decisões. Segundo MARION, todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que em seguida resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados através dos relatórios contábeis recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Ainda segundo ele, uma empresa sem boa contabilidade é como um barco em alto-mar, sem bússola.
Percebe-se então que, através de seus relatórios, a contabilidade auxilia os gestores das empresas na área de controle, gerenciamento e dá base sólida na tomada de decisões.
O empresário tendo conhecimento que através da utilização da contabilidade como instrumento de apoio na gestão dos negócios, sua poderá tornar-se mais competitiva, pois com o uso de todas as ferramentas disponíveis que possibilitem gerar informações úteis e fidedignas para a gestão dos negócios, será crucial para a permanência da empresa no mercado.
- PROCESSO ADMINISTRATIVO
A administração sempre esteve presente na história da humanidade. Alguns povos deixaram registros e vestígios de práticas administrativas bastante elaboradas. Ao longo do tempo de forma lenta e gradual, essas experiências administrativas foram sendo absorvidas também pela igreja Católica, pelos governos e organizações militares que as utilizaram em larga escala.
Tecnicamente administrar significa planejar, organizar, dirigir e controlar, empresas, fundações e muitas outras organizações. O planejamento por exemplo pressupõe uma organização para se estabelecerem prazos, recursos, e condições gerais para sua execução. Durante o processo de implementação do empreendimento, é preciso um controle de custo, de prazos que deverá ser exercido pela direção. Assim, planejamento, organização, controle e direção compõem o processo administrativo e devem caminhar sempre harmoniosamente.
2.2.1 Planejar
Em administração, o planejamento significa fazer planos, traçar metas e, principalmente selecionar os meios para conseguir alcançar os objetivos. Pode estar restrito a apenas um setor da empresa ou envolver a empresa toda.
Quando bem concebido e executado, o planejamento permite diminuir a quantidade de imprevistos e traz alguns benefícios básicos, sendo eles o de dar um caráter mais permanente às decisões, o equilíbrio, e proporcionar mais eficiência o que está relacionado a questões que envolvem relações humanas.
...