Princípios de Contabilidade
Por: Cínthia Santos • 23/4/2017 • Trabalho acadêmico • 538 Palavras (3 Páginas) • 175 Visualizações
Princípio da Entidade
Conceito: Tudo o que existe no contexto geral, instituições sem fins lucrativos no contexto contábil.
Autonomia Aziendal: Uma empresa que tem várias filiais, por mais que o balanço seja consolidado, possui diversos patrimônios. Cada filial é uma azienda.
Conglomerado:
Princípio da Continuidade
Conceito: Ente aziendal que nunca morre.
Estados Patrimoniais (Fase da vida do Patrimônio): Conforme Masi -> Instalação ou pré-funcionamento, funcionamento, prosperidade e eficácia, ampliação, funcionamento anormal ou falência, insolvência e liquidação.
Diagnósticos: Financeiro e Reditual -> Pode ser eficaz ou ineficaz. A soma dos dois formam a prosperidade.
Estados Aziendais: (Mais amplo que o patrimônio): Início ou instalação (pessoal); Funcionamento Operacional (Riqueza, compra, vende); Definhamento e liquidação (perde a força); Fusão (2 aziendas); Incorporação (compra de empresa pequeno porte); Cisão (uma parte desmembra); Falsos estados (Falsa cisão, incorporação, fusão).
A lei da Continuidade: Toda vez que o ativo crescer junto com o capital próprio, e revelando superioridade ao desempenho do passivo de terceiro, a empresa tenderá a continuar.
Princípio da Oportunidade
Conceito: Registrar tudo o que acontece mais rápido possível, não pode existir contas debitadas ou creditadas que não condizem com o fato.
Mutações que aferem os registros: Temporalidade -> a duração dos fatos. Ex. Tempo de recebimento, níveis de custos. Tempestividade -> o tempo do registro. Ex. Data do lançamento.
Estima (Mensurar com base hipotética): Um processo de previsão ou de hipótese de valor, não se confunde com avaliação (Mensurar por base real), todavia, dela faz parte.
Dimensionamento do fenômeno (Como expressa o fato patrimonial): Causa (crédito); efeito (débito); qualidade (espécie da riqueza ou tipo); quantidade (valor, ativo e passivo); tempo (data do registro); espaço (Azienda, matriz ou filial).
Princípio do Registro pelo valor original
Conceito: Os componentes do patrimônio devem ser registrado pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do país.
Valor histórico: valor de custo, ou o valor datado devido ao fenômeno patrimonial ser registrado. Ex. Compra de mercadoria.
Valor corrente: valor do mercado, o valor da transação que o mercado oferece.
Valor de fruição: valor de uso de um bem que não pertence a empresa.
Valor de reposição: custo futuro, para substituir o ativo e passivo. Ex. Depreciação.
Valor substancial: valor da capacidade real da empresa, grau de fortuna que ela tem.
Princípio da atualização monetária
Conceito: Moeda tem que ser atualizada com base a infração.
Como se forma o valor contábil: Se formam conjuntamente, primeiramente nas operações do capital, cada qual transmite um valor, este é parte do dimensionamento.
...