Princípios de contabilidade
Seminário: Princípios de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gbzildes • 29/3/2014 • Seminário • 604 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
Os princípios da contabilidade
Generalidades
Os princípios fundamentais da contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade.
Um objetivo é informar os usuários
O objetivo é o patrimônio das entidades
O principio da entidade
Esse principio vê a entidade de qualquer natureza e fim, que tenha exercido atividade econômica. A contabilidade é planejada, mantida e produz suas avaliações e demonstrações relativas as entidades
Entidade contábil
O patrimônio de uma pessoa física, que porventura participe do capital de outra entidade, também pode ser considerado uma entidade contábil.
O Principio da continuidade
Esse principio consiste basicamente na entidade mostrar de forma a contábil se a mesma tem condições de manter-se ativa e funcionando.
Going-concern
Saber diferenciar o ganho da atividade real da empresa com um ganho na venda de um patrimônio da empresa.
A essência da contabilidade
A essência da contabilidade consiste no confronto entre sacrifícios de ativos (despesas basicamente derivantes de valores de entrada) e realizações (receitas usualmente mensuradas por valores de saída).
O principio do custo original como base de valor
Custo original como valor não pode ser ajustado pelas variações do poder de compra e moeda;
Doações para as empresas : contabilizar pelo preço que haviam custado, originalmente ao doador;
- GOODWILL: Definição para o que somente é ativo dentro da entidade, ou seja, o que a custou para entidade e não o que a mesma criou no decorrer de suas atividades.
Deve prevalecer na contabilidade o valor de entrada do bem.
Princípios contábeis propriamente ditos
O Custo original como base de valor, esse principio foi entendido numa acepção por demais conservadora de custo original como valor ( e não como base de valor), isto é, não apenas o valor de um ativo – seu custo original – não poderia ser alterado. Não são considerados ativos doações, mesmo que representem benefícios para a entidade.
Principio da realização da receita
Segundo esse princípio, a entidade só apurará lucro ou prejuízo em um período juntamente com a realização da receita. Normalmente, a realização da receita ocorre no momento em que há a transferência de um bem ou de um serviço a terceiros. Existem dois critérios que são os corretos para a avaliar o desempenho; REGIME DE CAIXA e REGIME DE COMPETÊNCIA!
Opções de valores de entrada
Desgaste físico e natural do ativo
Flutuação especificas do preço do ativo em graduação diferenciada da variação do poder aquisitivo médio geral
...