Procedimentos para Estágio Obrigatório
Por: Uallace88 • 11/5/2020 • Projeto de pesquisa • 5.092 Palavras (21 Páginas) • 136 Visualizações
NORMAS PARA ELABORAÇÃO
DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Procedimentos para Estágio Obrigatório[pic 2]
Aluno que trabalha na área contábil
- Deve apresentar declaração em papel timbrado da empresa, assinado e carimbado pelo seu superior imediato, com o cargo que ocupa e as atividades que realiza na empresa, para avaliação da coordenação, podendo ser validado ou não.
- Xerox da folha de admissão da Carteira de Trabalho.
- Elaborar relatório previsto no regulamento de estágio do curso.
- Nesse caso não há necessidade de Termo de Compromisso e de Relatório de Atividades
Aluno que não trabalha na área contábil.
- Deve negociar com a empresa carga horaria de estágio nos horários de almoço, ou antes/depois do expediente.
- Entregar o Termo de Compromisso devidamente assinado, antes do início do estágio.
- O NUCEN não pode assinar Termos com data retroativa.
- Entregar o relatório de Atividades no final do estágio (Semestre letivo).
Aluno que não trabalha
- Deve fazer estágio obrigatório na área contábil.
- Entregar o Termo de Compromisso devidamente assinado, antes do início do estágio.
- O NUCEN não pode assinar Termos com data retroativa.
- Entregar o relatório de Atividades no final do estágio (Semestre letivo).
- O estágio deve ser feito dentro do semestre letivo.
Professor de estágio deve:
- Enviar para o NUCEN:
- A lista dos alunos que serão liberados do estágio (aluno trabalhador).
- A lista dos alunos que farão estágio.
- Cobrar do aluno o Termo de Compromisso devidamente assinado, antes do início do estágio. O NUCEN não pode assinar Termos com data retroativa.
- Cobrar entrega do relatório de Atividades no final do estágio.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FEV/ 2020.[pic 3][pic 4]
1. Introdução
O presente documento visa proporcionar ao aluno inscrito no Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, as informações necessárias para a elaboração do relatório de estágio.
O Estágio Supervisionado é obrigatório e faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando, sendo amparado pela lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008.
A apresentação do Relatório de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis é o requisito acadêmico necessário para a conclusão do referido curso.
O relatório deverá constar a relação formal do aluno com o mundo do trabalho, onde as atividades práticas são exercidas mediante fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida, permitindo ao aluno a familiarização com a realidade empresarial, desde a observação até a realização de suas atividades.
2. Objetivo Geral
O Estágio Supervisionado tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de comparar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica com a realidade organizacional, através da observação e análise da prática contábil e, também, desenvolver suas potencialidades empreendedoras.
2.1 Objetivos Específicos
Para alcance do objetivo geral, o Estágio Supervisionado busca atender aos seguintes objetivos específicos:
- Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades dos alunos;
- Analisar cenários no contexto organizacional, de modo a estimular ao estudante a propor mudanças no ambiente organizacional e societário;
- Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e busca do aprimoramento pessoal e profissional;
- Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário, mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade;
- Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, gerenciais, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.
3. Campo de Realização
O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis será, obrigatoriamente, realizado em organizações legalmente constituídas como: órgãos públicos, empresas privadas, organizações estatais, sociedades civis e órgãos representativos de classe.
4. Área de Concentração
O Estágio Supervisionado será desenvolvido nas seguintes áreas de concentração:
- Custos ;
- Auditoria;
- Perícia Contábil;
- Administração financeira e orçamentária;
- Análise Financeira;
- Sistemas de Informações Contábeis;
- Sistemas de Informações Gerenciais;
- Controladoria e Orçamento Empresarial;
- Controladoria e Orçamento Público;
- Finanças Públicas;
- Contabilidade e Planejamento Tributário;
- Execução de Orçamento Público;
- Contabilidade Rural.
5. Notificação da Iniciação do Estágio
Ao iniciar o Estágio Supervisionado, o aluno deverá participar ao professor orientador do estágio, a iniciação do mesmo, ocasião em que informará:
- Sua identificação (nome, matrícula, período, endereço, telefone, fax, e-mail);
- Identificação da organização concedente (razão social, responsável, órgão, telefone, fax, e-mail, principais atividades desenvolvidas pelo aluno).
- aluno será então cadastrado e agendado para uma entrevista com o orientador do estágio, na qual fará uma breve exposição referente às suas atividades desempenhadas na organização, como estagiário ou como empregado, recebendo, quando for o caso, orientação para um melhor desenvolvimento de suas atividades no Estágio Supervisionado. A partir desta exposição, o orientador também avalia se as atividades do aluno estão contempladas nestas normas e dará todas as informações necessárias para a elaboração dos relatórios.
Caso o aluno seja empregado da organização, ele deverá apresentar declaração de trabalho, conjuntamente com o contrato de trabalho (espelho da carteira). Deverá apresentar o relatório conforme este manual.
Se aluno for estagiário, deverá ter o termo de compromisso de estágio assinado pela empresa e seguirá o cronograma do relatório. Se o aluno for empregado, não será necessário o termo de compromisso.
...