Prointer Final de Gestão Financeira
Por: arent26 • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.059 Palavras (17 Páginas) • 703 Visualizações
[pic 1]
Anhanguera - UNIDERP
Unidade 01
Tecnologia em Gestão Financeira
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DETECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA (PROINTER II) |
Joinville/SC
2015
Henrique Arent | RA 2859135740 |
Ralf DiecterFrankowiak | RA 2849226404 |
Sandra Grasiela Duarte | RA 2860108918 |
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR EM GESTÃO FINANCEIRA |
Projeto Experimental de Viabilidade para a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na Contra Chama Comercio de Extintores Ltda, apresentado ao curso de Tecnologia de Gestão Financeira da Anhanguera – UNIDERP requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Formação. |
Tutor EAD: André Luiz Capelli |
Joinville
2015
RESUMO
Este trabalho objetiva através aplicação dos conceitos aprendidos nas disciplinas do curso de tecnologia em gestão empresarial fazer um levantamento de informações do processo produtivo da empresa Contra Chama Comércio de Extintores e posteriormente analisar a viabilidade da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Nossa sociedade vem exercendo cada vez mais pressão sobre as empresas no sentido de que adotem a conscientização ambiental em seu processo produtivo. Algumas empresas já perceberam que um bom diferencial competitivo em relação a seus concorrentes está no investimento de políticas ambientais em seu planejamento estratégico. Além da possibilidade de obter maiores ganhos com visibilidade social através da divulgação de sua política ambiental, pois com este tipo de divulgação a mídia rotula a empresa como “ambientalmente correta”, ou “empresa defensora do meio ambiente”. Entre os benefícios de adotar um sistema de gestão ambiental estão economia de matéria-prima, diminuição dos gastos com resíduos, aumento de eficiência na produção, além de evitar multas por descumprimento da legislação ambiental e acidentes. Outro aspecto positivo são os benefícios financeiros concedidos, além da possibilidade de estabelecer melhores parcerias com outras empresas que já adotam o SGA. Com base em todos os benefícios citados acima e analisando as informações da empresa em questão observou-se que algumas de suas áreas oferecem oportunidade de implementação de métodos de desenvolvimento sustentável que ainda não estão aplicados.
Palavras-chave: Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Estratégias.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
3 NOME DO NEGÓCIO
3.1 Razão para escolha do nome
3.2 Nome e Qualificação dos Proprietários
3.3 Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização.
3.4 Breve histórico
3.5 Fundamentos da Organização
3.6 Fatores Críticos (ou chave) de Sucesso
4 PRODUTO/SERVIÇO DESENVOLVIDO
4.1 Nome
4.2 Tecnologia de Produção
4.3 Fonte de Tecnologia
4.4 Matérias Primas Necessárias à produção/prestação de serviço
4.5 Infraestrutura e Instalações
4.6 Localização
4.7 Máquinas e Equipamentos necessários
4.8 Máquinas Administrativas
4.9 Habilidades (Mão de Obra)
4.10 Fluxo do Processo de Produção
5 POLÍTICA AMBIENTAL
5.1 Qual ou como é o processo produtivo em relação à questão ambiental?
5.2 Há Consciência Ambiental?
5.3 Há padrões ambientais?
5.4 Há comprometimento gerencial com a causa?
5.5 Qual o nível de capacidade do pessoal?
5.6 Há resíduos provenientes da produção?
6 DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SGA
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
A cada ano que passa os recursos naturais se tornam cada vez mais escassos. Além das agressões causadas ao meio ambiente serem muito drásticas, não permitem que a natureza tenha tempo suficiente para conseguir se recuperar, causando, assim, o chamado desequilíbrio ambiental. As preocupações com as questões ambientais que existiam até então estavam voltadas essencialmente ao cumprimento da legislação, o que demonstrava um comportamento de controle nos pontos finais da geração de resíduos, caracterizando, desta forma, ações ditas corretivas. As exigências legais associadas à pressão exercida pelos órgãos ambientais e a própria sociedade no que tange a preservação do meio ambiente, fez com que as empresas que geram poluentes despertassem o interesse para programas de gestão ambiental, desenvolvendo assim processos com maior desempenho e obtendo por consequência redução nos custos associados e minimização na geração de resíduos. O desenvolvimento de processos menos poluentes traz consigo várias vantagens dentre as quais podem ser citadas: a redução na geração de resíduos, menores impactos causados no meio ambiente, maior facilidade na obtenção de linhas de crédito junto a bancos e entidades afins. Com base na crescente necessidade da adoção de processos mais sustentáveis por parte das empresas, foram coletadas informações da empresa Contra Chama Comercio de Extintores Ltda com o objetivo de auxiliar na identificação de possibilidades de implantar nesta empresa um Sistema De Gestão Ambiental.
...