Prova contabilidade gerencial
Por: papaxanas • 5/5/2015 • Monografia • 1.880 Palavras (8 Páginas) • 1.515 Visualizações
[pic 1]
INSTRUÇÕES: 1- Avaliação 1º bimestre (peso 4 na média ) – Cada questão vale 1,0 (um) ponto 2- Respostas com caneta preta ou azul, sem uso de corretivos. 3- A interpretação faz parte da prova. 4- Prova destina-se a alunos regularmente matriculados. Provas que por ventura forem realizadas em qualquer outra situação acadêmica não serão consideradas. |
Questão (01) – Segundo Oliveira e Perez Junior (2012), os conceitos básicos necessários para entendimento dos procedimentos contábeis relativos às aplicações de recursos em títulos e valores mobiliários são:
I - Títulos de Crédito são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras com o objetivo de captação de recursos no mercado, com prazo de vencimento e rendimentos pré e pós-fixados.
II - Valores Mobiliários são papéis emitidos por entidades financeiras e não financeiras representativas de frações de um patrimônio.
III - Aplicações Financeiras são aplicações de recursos em bens de natureza não monetária representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimento predeterminada.
IV – Investimentos são aplicações de recursos em papéis de natureza monetária com prazo de vencimento e taxas de rendimentos pré ou pós-fixadas.
V - Ativo Circulante são bens e direitos que serão realizados até o final do próximo período; Ativo não Circulante são bens e direitos que serão realizados após o final do próximo período; e Ativo Não Circulante – Investimentos são as participações permanentes em outras empresas e os direitos de propriedade de qualquer natureza, não destinados à venda nem ao uso nas atividades operacionais.
Assinale a alternativa correta:
- I, II e III
- I, II e V
- II, III e V
- III, IV e V
- III, IV e V
Questão (02) – O Método da Equivalência Patrimonial foi instituído pela Lei nº 6.404/76 (art. 248). Com a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC, há um pronunciamento específico para este tema, de tão importante que é. O Pronunciamento Técnico - CPC 18, trata do Investimento em Coligada e em Controlada. Sua forma de mensurar o valor dos investimentos ocorre com a aplicação do Método, onde se apura o resultado da equivalência patrimonial. Desta forma, a investidora, reconhece as alterações ocorridas nas empresas investidas quando estas afetarem:
- O Ativo não circulante das Controladas
- O grupo Ativo não circulante – Investimentos das empresas Controladoras
- O Patrimônio Líquido das empresas investidas
- Os Ativos não circulantes das companhias Investidas
- O Passivo não Circulante das Investidas
Questão (03) - A equivalência patrimonial é um método contábil de avaliação de investimento que consiste em atualizar o valor contábil do investimento ao valor equivalente à participação societária de uma empresa em outra empresa. Como conceito básico, é necessário compreender as formas de constituições das empresas. Assinale as alternativas verdadeiras das afirmativas a seguir:
a) ( v ) Participações societárias são aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida);
b) ( v ) Investimentos temporários são os adquiridos com a intenção de revenda. Podem ser classificados do AC ou no ANC (ARLP);
c) ( f ) Investimentos permanentes são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora. Devem ser classificados no AC ou no ANC – Investimentos;
d) ( v ) Sociedade de responsabilidade limitada é a responsabilidade restrita de cada sócio ao valor de suas quotas, respondendo solidariamente pela integralização do capital social;
e) ( v ) Sociedade por cotas(quotas) de responsabilidade limitada apresenta a característica de Sócios que entram na sociedade com a obrigação de injetar uma quantidade pecuniária para que a empresa exerça suas atividades.
Questão (04) – O pronunciamento CPC 18 determina que a diferença entre o custo de aquisição do investimento e o valor patrimonial contábil, ocorre quando há Ágio ou deságio, e deve ser segregado nas demonstrações contábeis. Como ferramenta válida para estas reavaliações, são utilizados o valor justo dos ativos (goodwill) e os testes de recuperabilidade. Podemos afirmar que:
I - Quando ocorre ágio por expectativa de lucros futuros, na aquisição de um investimento, não há a segregação da parcela do investimento correspondente a diferença entre o valor pago e o valor justo dos ativos, que é classificada como goodwill no Ativo Intangível no balanço individual, permanecendo no subgrupo de Investimentos e sujeita aos testes de impairment
II - Que o Goodwill é resultado da soma de uma variedade intangível de valores integrantes da e promovem retornos acima do considerado normal (expectativa de rentabilidade futura acima do normal). Este valor representa o excedente entre o preço da transação e o valor dos ativos e passivos da empresa, avaliados individualmente e ao justo valor.
III - O Teste de impairment ou Teste de recuperabilidade – “Impairment test”, tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo.
IV - Na aquisição de um investimento, quando ocorre o ágio por expectativa de lucros futuros, a parcela investida permanece no subgrupo de Investimentos e fica sujeita aos testes de impairment. No caso de coligada, esse teste é um conjunto com o restante do valor contábil do investimento. No caso de controlada, o teste de impairment é o mesmo aplicado às demonstrações consolidadas e, nestas, esse ágio é classificado com Ativo Intangível.
...