Prática de contabilidade
Ensaio: Prática de contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianoc1995 • 3/10/2014 • Ensaio • 1.316 Palavras (6 Páginas) • 195 Visualizações
a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?
Em 3000 a.C. pelo homem primitivo.
b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?
Foi encontrado na Mesopotâmia entre os rios Tigres e Eufrates.
c) Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis?
No Egito, devido a utilização do papiro, os escribas registravam os movimentos, assim surgiam os primeiros livros contábeis.
d) Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?
Os Fenícios, eles simplificaram os registros por símbolos.
e) Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?
O Império Romano.
f) Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade?
Foi a primeira pessoa a descrever contabilidade de dupla entrada, também conhecido como método Veneziano. Este novo sistema era o último grito que revolucionou a economia e o comércio. O “Summa” tornou Pacioli uma celebridade e assegurou-lhe um lugar na história como “o pai da contabilidade”. Este livro foi o tratado de matemática mais lido em toda a Itália e foi um dos primeiros livros publicados na imprensa de Gutemberg. Uma obra que expõe o método das partidas dobradas principio contábil segundo o qual todo lançamento a crédito em uma conta faz que surja uma outra conta onde é registrada a mesma importância a débito.
g) O que é o Método das Partidas Dobradas?
É o método pelo qual cada débito há um correspondente crédito de igual valor ou vice-versa. Na partida dobrada também pode existir um débito para diversos créditos cuja soma destes deve ser igual ao valor debitado. Existe a possibilidade de se ter um crédito para diversos débitos cuja soma destes deve ser igual ao valor creditado e ainda há a possibilidade da existência de diversos débitos contra diversos créditos em quantidades diferentes, quando a soma dos débitos deve ser igual a soma dos créditos.
h) Quem eram os Provedores da Fazenda?
Eram os contadores da época.
i) Quando se iniciou o ensino de Contabilidade no Brasil?
A partir da vinda da família real para Brasil, iniciava-se o ensino contábil em terras brasileiras com instalação em 1810 da aula de comércio da corte.
j) Qual é a mais antiga instituição profissional e cultural da Ciência Contábil brasileira?
É a Associação dos Guarda-Livros da Corte, fundada em 18 de abril de 1869 na cidade do Rio de Janeiro.
k) Quando e onde se realizou o primeiro Congresso Nacional de Contabilidade?
Em 1924 realizava-se no Rio de Janeiro o primeiro Congresso de Contabilidade.
l) Qual presidente do Brasil sancionou a lei que reconhecia a atividade de Contabilidade?
O Presidente Eurico Gaspar Dutra.
m) O que é ábaco? Quando surgiu e qual a sua função?
Surgiu a cerca de 3500 anos atrás, espécie de contador mecânico para fazer cálculos, o Ábaco é um instrumento muito simples, usado para diversas operações aritméticas tais como a soma, a subtração, a multiplicação e a divisão, e ainda na resolução de diversos problemas como frações e raízes quadradas.
n) Quando surgiu a primeira máquina auxiliadora de cálculo? Quem desenvolveu essa máquina?
Em 1642 com o francês Blaise Pascal.
o) Quem desenvolveu e quando foi desenvolvida a máquina de contabilizar? Como ela se chamava?
Halcon Ellis desenvolveu a primeira máquina de Contabilizar em 1901, ela se chamava Máquina Ellis.
p) O que é um mecanógrafo?
Era o profissional que consertava máquinas de escrever.
q) O que é contabilidade? Cite exemplos.
É a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Exemplos: Quando colocamos no papel nossas contas como água, luz, telefone, internet, cartão de créditos entre outros e comparamos com o salário do mês, as contas estamos fazendo é um ato de contabilidade.
r) O que é livro diário? Quando ele surgiu? Para que ele serve?
O livro diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial, ele registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia, originando-se assim o seu nome. É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações diárias de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada sempre antes da conta crédito.
s) Qual a importância da contabilidade na ocasião do
...