REDES E ADM
Por: gmenezes • 13/4/2015 • Trabalho acadêmico • 593 Palavras (3 Páginas) • 218 Visualizações
Tema 7. Sistemas de Arquivos
1)Sistemas de arquivos
Defina e ou explique sistemas de arquivos
Explicando fisicamente como funciona o sistema de arquivos:
Particionar o disco
Formatar um disco
Na instalação do Sistema operacional ocorrerá a instalação/escolha do tipo de sistema de arquivos
2) O que é Tabela de Alocação de Arquivos (FAT)
3) Quais os tipos de FATs e sua evolução ?
4) NTFS
Confiabilidade - utiliza informações de arquivos logs e pontos de verificação para RESTAURAR A CONSISTÊNCIA DO SISTEMA DE ARQUIVOS QUANDO O COMPUTADOR É REINICIADO. ELE REMANEJA DINAMICAMENTE O CLUSTER COM O SETOR DEFEITUOSO E O ALOCA EM OUTRO CLUSTER, MARCANDO O CLUSTER DEFEITUOSO.
Mais segurança – Criptografia - proteger de acessos indevidos, pastas, arquivos. Confidencialidade e a Integridade de dados (informações)
Auxilia no Aperfeiçoamento de um crescimento gerenciável:
- uso cotas de disco;
- especificar quantidade de disco disponível aos usuários;
-rastrear e controlar o uso do espaço de disco.
Suporte a volumes de grande capacidade:
- em tese suporta até 32 exabytes:
-- arquivos de grande tamanho;
- eficiência do uso do disco pelo uso de clusters menores (exemplo 4KB), ou seja, economia de espaço em disco em relação ao FAT32 (NTFS – 4KB, enquanto o FAT32 necessitaria de 16KB para o mesmo cluster);
5)Outros sistemas de Arquivos:
Em geral usados no Linux:
- EXT2 – o primeiro do Linux, não suporta o Journaling. Consequência é que exige demorada verificação quando o sistema é desliga por erro ou incorretamente, aumentando muito a perda de dados. É obsoleto;
- EXT3 – é igual ao EXT2, mas suporta Journaling, o que significa que é possível manter um relatório de todas as operações e permitir a recuperação rápida em caso de pane ou desligamento indevido do PC. É o mais rápido e com boa segurança contra perda de dados.
- EXT4 – é o sucessor do EXT3 com melhorias:
--novo sistema de alocação de espaço, que reduz a fragmentação dos arquivos; melhora o desempenho e SUPORTE A ARQUIVOS DE ATÉ 16 TERABYTES EM RELAÇÃO AOS 2 TERABYTES DO EXT3.
6) Particionamento de discos
Definição: é a divisão do disco rígido em espaços que permitam melhor organização dos arquivos.
Na prática faz-se uma distribuição lógica da capacidade de disco definidas como partições. (faz a fundação com já as salas e quartos do seu imóvel).
Vantagens:
No caso do Windows:
Consegue-se organizar melhor os dados, deixando a primeira partição para sistema operacional e aplicativos e a segunda para os dados. Então uma vez que depois de instalar o sistema operacional todos os aplicativos e drivers, pode-se fazer uma imagem do sistema para ser restaurado por ferramentas do próprio fabricante (pontos de recuperação do Windows). O backup dos dados é feitos a partir da segunda partição sem se misturar com o SO, aplicativos e drivers.
Linux o sistema é todo particionado de forma a ter-se estanqueidade em relação aos arquivos de sistemas operacionais, drivers, área de swap, etc. permitindo uma manutenção mais eficiente e eficaz, pelo uso estratégico do particionamento na arquitetura do sistema operacional.
...