RELAÇÃO ENTRE ORQUESTRA COM A ARQUITETURA E COMPROMISSOS EMPRESARIAIS
Por: Patricia Sozzi • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 288 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Estudos Disciplinares I
RELAÇÃO ENTRE ORQUESTRA COM A ARQUITETURA E COMPROMISSOS EMPRESARIAIS
O entrosamento de uma orquestra pode ser visto no dia a dia de uma empresa, já que ambas necessitam de liderança, trabalho em equipe, mas sempre acompanhando o desenvolvimento e sempre aberta a inovações.
Walter Lourenção criou um projeto de capacitação chamado de Sinfonia Empresarial, onde ele e sua equipe, formada por músicos da Orquestra Sinfônica de São Paulo, estavam em um concerto para um congresso de recursos humanos e precisaram fazer a apresentação relacionando os temas do encontro com o concerto, assim surgiu a Sinfonia Empresarial, que utilizando além da música , os conceitos de filosofia e artes, e levando o público a uma reflexão sobre os variados temas relacionados que ocorrem dentro da empresa, estimulando a criatividade dos profissionais e melhor compreensão do seu papel dentro da organização.
Analisando uma orquestra e uma empresa podemos entender que ambas giram como uma engrenagem onde todos precisam estar em perfeita sintonia; o maestro extraindo o melhor de cada músico e o gerente no mesmo papel com seus colaboradores.
A profunda sintonia entre líder e liderados é a grande marca, já que todos precisam levar a empresa rumo ao sucesso.
O líder(gerente/presidente) é o maestro, ele deve dar as condições necessárias para que seus liderados possam desenvolver o trabalho da melhor forma possível.
Um departamento está totalmente ligado a outro, assim os setores da empresa formam um conjunto só, como a orquestra. Se um só músico não estiver afinado, o concerto todo será prejudicado.
Uma empresa deve funcionar como uma orquestra, segundo o maestro. Tudo deve começar com a afinação da equipe; depois passa pelo incentivo à cooperação e junção dos sons; apreciação dos talentos individuais; e finaliza com os aplausos ao trabalho executado.
...