ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Por: gilbertozrod • 2/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.416 Palavras (10 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
GISELI DA SOLEDADE SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
[pic 3]
São Félix do Coribe - Ba
2011
GISELI DA SOLEDADE SILVA
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Trabalho apresentado das disciplinas de Legislação e Prática Trabalhistas, Contabilidade Introdutória, Cenários Econômicos, Matemática Financeira I e Psicologia Organizacional do Curso de Graduação em Ciências Contábeis 2º Semestre da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. José Manoel da Costa
Profª. Valquíria Gasparotte
Profª. Helenara Regina Sampaio
Profª. Sara Maria de Melo Elgenneni
[pic 4]
São Félix do Coribe - Ba
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4
2.1 Rotinas Trabalhistas...........................................................................................4
2.3 Diferenças Individuais e a Liderança..................................................................5
2.4 Processo Contábil...............................................................................................6
2.5 Juros Compostos................................................................................................7
2.6 Análise Mercadológica Regional.........................................................................8
3 CONCLUSÃO........................................................................................................9
4 REFERÊNCIAS.....................................................................................................10
.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos falar um pouco sobre as rotinas trabalhistas, sabemos que a configuração de uma relação de emprego, deverão estar presentes as seguintes condições ou requisitos: pessoalidade; não eventualidade; remuneração, subordinação jurídica, além da assunção dos riscos pelo empregador, que controlará e supervisionará o desenvolvimento do trabalho prestado pelo empregado.
Vamos abordar sobre a elaboração de uma folha de pagamento, encargos sociais, vencimentos e descontos.
Nossas diferenças com outros indivíduos, limites a ser superados, respeitos diante das nossas indiferenças e perante a liderança de uma organização, grupo ou uma equipe.
Processo contábil dentro de uma empresa e suas obrigações em determinado processo como, por exemplo, os Lançamentos Contábeis no Livro Diário, Livro Razão e também o Balancete de Verificação, que são fundamentais para que se chegue a uma conclusão de como anda a situação da empresa.
Definições sobre as taxa de juros compostos, pois elas oferecem um maior rendimento, conseqüentemente originando mais lucros. No sistema financeiro temos variadas taxas de juros, no decorrer deste trabalho iremos abordar algumas delas.
E por fim uma analise de mercado sua demanda e equilíbrio, essa é a primeira etapa do planejamento de marketing. É preciso avaliar e segmentar o mercado de forma a agrupar os clientes em potencial, que possuem necessidades de consumo semelhantes. Desta forma torna-se possível definir estratégias adequadas a cada segmento de mercado, agregando valor para o cliente e ótimos resultados para a empresa, pois conhecendo melhor o cliente a empresa pode servi-lo melhor.
ROTINAS TRABALHISTAS
A folha de pagamento tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em fatores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento.
O recibo de pagamento de cada empregado é a parcela que contribuirá com a formação da folha de pagamento. Será ele constituído de vencimentos, descontos, demonstração da base de cálculo de INSS, IRRF e FGTS, entre outros como, contribuição sindical, faltas, horas extras e RSR, e o seu resultado como valor líquido que o empregado receberá.
Veremos a partir de agora um pouco sobre cada um destes vencimentos e descontos que compõem a folha de pagamento.
Contribuição sindical: é uma contribuição anual que corresponde a um dia inteiro de trabalho, que vai para o sindicato que representa sua categoria, devendo ser efetuada no mês de março de cada ano, uma obrigatoriedade que está prevista no artigo 579 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, que dispõe: “A contribuição sindical é devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão”.
Descontos de INSS e IRRF dos empregados: De acordo com a legislação atual, todo empregado assalariado, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), está obrigado a contribuir com a Previdência Social, é calculada com base na tabela divulgada pela própria Previdência Social. Sua base de cálculo depende do evento que comporá a remuneração. O valor descontado é recolhido aos cofres públicos da União, através da guia GPS, o IRRF é um desconto também compulsório determinado pelo Governo sobre o rendimento assalariado, depende do evento pago no recibo de pagamento; após o desconto, o valor é recolhido aos cofres públicos da União através da guia DARF.
...