Relatórios da Contabilidade Ambiental: Contabilidade e Sustentabilidade
Por: ThaysCris01 • 9/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.812 Palavras (8 Páginas) • 399 Visualizações
Sumário
Introdução................................................................................................................ P.2
Sustentabilidade....................................................................................................... P.3
Sustentabilidade nas Empresas............................................................................... P.4
Contabilidade Ambiental.......................................................................................... P.5
Relatórios da Contabilidade Ambiental.................................................................... P.6
Auditoria e Certificação Ambiental........................................................................... P.7
Conclusão................................................................................................................ P.8
Bibliografia............................................................................................................... P.9
Introdução
A contabilidade sendo uma ciência social aplicada, que tem como objeto o patrimônio, que envolve pessoas dentro de uma sociedade, tem atualmente a função de fornecer dados voltados para a conservação do meio ambiente.
A preocupação com o meio ambiente deixou de ser particular das organizações não-governamentais e está cada dia mais presente na vida das empresas, a política ambiental está gerando lucros consideráveis que necessitam de uma atenção especial e a contabilidade por sua vez, sendo responsável pela ajuda do processo de tomada de decisão, precisa elaborar os relatórios sobre os ganhos, gastos e investimentos nessa área.
Há alguns anos essa preocupação com o meio ambiente vem se tornando uma tendência mundial e acredita-se que a contabilidade tem o potencial de auxiliar os administradores da Gestão Ambiental por meio dos relatórios contábeis, que deverão ser evidenciados de uma forma clara e objetiva.
O objetivo desta pesquisa é demonstrar o papel da sustentabilidade nas empresas e vincular a importância da contabilidade nesse contexto social com um resumo dos principais conceitos da Contabilidade Ambiental. O trabalho está divido em capítulos nos quais os inicias apresentam uma introdução ao tema, os seguinte estão divididos entre gestão ambiental, medidas tomadas pelas empresas para ajudar a preservar o meio ambiente e acabando com a relação da contabilidade com a sustentabilidade.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conjunto de ações e atividades humanas que visam atender as necessidades atuais dos seres humanos, pensando em garantir o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem prejudicar o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro, garantindo o desenvolvimento sustentável.
A adoção de ações sustentáveis garante planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a exploração dos recursos naturais de uma forma saudável e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
Ao atuarmos de forma irresponsável e aos poucos ir destruindo os recursos naturais, sem dar tempo ao planeta para se recuperar, estamos provocando a extinção de recursos necessários a nossa sobrevivência e dificultando a vida de milhões de pessoas.
Se todos entendessem a importância da adoção de práticas de sustentabilidade desde muito cedo; todas essas alterações climáticas poderiam ser evitadas, o que daria tempo para a humanidade buscar formas mais eficientes para resolver esses problemas em longo prazo.
A idéia de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade começou a se espalhar por vários lugares. A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática aplicada com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos. A seriedade e o acompanhamento das autoridades e entidades ambientais, bem como assegurar a fiscalização, darão ao conceito de sustentabilidade uma forma e um poder agregador de idéias e formador de opiniões ainda muito maior do que já existe nos dias atuais.
Sustentabilidade nas Empresas
Apesar da economia instável, as empresas iniciaram seus esforços sobre o tema e outras até dobraram seus investimentos nesta área. Esse movimento confirma a visão de que a sustentabilidade é uma causa fundamental para a duração das organizações.
Empresas que produzem produtos de alto consumo, como os de limpeza, alimentos industrializados e higiene pessoal, possuíam um histórico de luta contra atuar com a sustentabilidade, por acreditar que a sustentabilidade fosse arriscada para seus negócios, os afetando economicamente. Entretanto, a realidade mudou há alguns anos e as maiores marcas desses setores mostraram-se interessados pela causa do “verde”.
A preocupação com a redução do uso da água é a maior prioridade das empresas nos que possuem este elemento como fundamental em suas atividades. Diversas empresas têm percebido que analisar seu uso da água pode ajudá-las a encontrar oportunidades para eficiência na produção, além de inovação.
A sustentabilidade veio como uma nova exigência social para as empresas, com ela veio um impacto positivo no valor da empresa, os investidores estão buscando empresas limpas e que prestam contas à sociedade, com seus relatórios ambientes, dos quais muitos estão diretamente ligados aos relatórios da contabilidade ambiental.
A empresa que adere a sustentabilidade no seu dia-a-dia melhora a relação com fornecedores, contratados e clientes trazendo a idéia de cidadania e cultura. Uma empresa sustentável trás consigo a responsabilidade social, no mercado financeiro buscando sempre o equilíbrio entre essas responsabilidades nos negócios.
Para que a sustentabilidade empresarial seja uma realidade em todo mundo, os consumidores devem se unir e promover uma grande onda de esclarecimento e de cobrança consciente. Devem fazer os empresários entenderem a pensar com responsabilidade e cuidar do mundo que nos cerca é crucial para nossa própria sobrevivência.
...