Relatórios da ATPS da disciplina de Contabilidade
Por: Fernanda Cristina Lourenço • 31/1/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 300 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
ATPS – Contabilidade
Etapa IV
Guarulhos
2015
FACULDADE ANHANGUERA
Fernanda Cristina Lourenço (RA: 0000025184)
Guilherme Castro (RA: 6622352953)
Israel Gomes de Omena (RA: 6622369872)
Iuri Santos Barreto (RA: 1299512078)
Wan Lopes (RA: 6621358856)
ATPS – Contabilidade
Etapas IV
Relatórios da ATPS da disciplina de Contabilidade com a etapa IV referente ao 6º Semestre.
Guarulhos
2015
Sumário
1.0 Introdução 3
2.0 Composição do Custo 4
3.0 Métodos de custeio 4
4.0 Custeio por Absorção 4
5.0 Modelo de Custeio ABC 5
6. 0 Modelo de Custeio ABC para TI 6
7.0 Conclusão 8
8.0 Bibliografia 9
1.0 Introdução
Para uma empresa ter sucesso ou fracassar é praticamente um requisito que está entre o valor para de produzir um produto ou serviço e o preço que este será vendido, ou seja seu valor de lucro. Para bons resultados na empresa é primordial escolher qual melhor método de custeio será utilizado para os produtos/serviços da respectiva empresa. Iremos apresentar os dois métodos de custeio mais conhecidos e utilizados, custeio por absorção e custeio ABC.
2.0 Composição do Custo
O custo de um produto adquirido que será revendido além de seu custo inclui também o transporte, seguro e tributos não recuperáveis (RIR/1999, atr.289).
Para produtos manufaturados dos bens e serviços, são incorporados os seguintes custos (RIR/1999, art. 290:
* Custo com matérias-primas, bens ou serviços utilizados durante a produção, também o transporte, seguro e tributos não recuperáveis;
* Custos com mão de obra direta, supervisão, manutenção e guarda das instalações;
* Locação, manutenção, reparos e depreciação dos bens;
* Encargos de amortização, relacionados a produção;
* E encargos de exaustão de recursos naturais.
Para bens de consumo eventual que o valor não exceda 5% do custo total dos produtos vendidos no período de apuração anterior poderá ser registrada diretamente como custo (RIR/1999, art.290, parágrafo único). Segundo o PN CST n. 70/1979, estes produtos são aqueles utilizados nas atividades industriais ou prestação de serviços, eventualmente.
3.0 Métodos de custeio
São basicamente como as empresas quanto custa para produzir determinado produto, quais os custos diretos e indiretos, e qual será o valor que este produto será vendido.
4.0 Custeio por Absorção
A definição de custeio por absorção é: “O método de custeio de estoque em que todos os custos, variáveis e fixos, são considerados custos inventariáveis. Isto é, o estoque que absorve, realmente, todos os custos de fabricação” segundo Horngren, Foster e Datar (2000). E custeio por absorção é “ a expressão utilizada para designar o processo de apuração de custos que se baseia em dividir ou ratear todos os elementos do custo, de modo que, cada centro ou núcleo absorva ou receba aquilo que lhe cabe por cálculo ou atribuição”, Lopes de Sá (1990).
A empresa adquire a matéria-prima para transforma-la em produto, e ao decorrer deste processo são agregados custos a esta matéria-prima, durante esta produção são atribuídos todos os custos a este produto como administrativos, diretos e indiretos, fixos ou variáveis. Atribuição dos gastos variáveis e fixos implica no método de custeio por absorção e para isso implica a utilização de rateios. Este método é obrigatório para fins fiscais como Imposto de Renda e legislação.
Algumas características:
* Todos os custos são considerados como custo do produto;
* Utilizar métodos de rateio, algumas vezes arbitraria para atribuir custos fixos aos produtos;
* Pode-se estabelecer custo total unitário dos produtos;
* Não apresenta margem de contribuição;
* Importante para decisões a médio e longo prazo;
5.0 Modelo de Custeio ABC
Através do entendimento das atividades da empresa este sistema permite verificação dos custos individuais de cada produto ou atividade da empresa. Com a fácil visualização
dos custos, sendo assim possível um trabalho minucioso para redução de custo sem perda de qualidade, não só na produção mais em todas as etapas deste processo.
No modelo ABC são agregados aos centros de custos por atividades a soma dos recursos da empresa, posteriormente verifica-se os custos aos produtos de acordo com o material utilizado. Com isso é possível ter o custo correto de cada item, para que possam ser utilizados na tomada de decisão.
Os custos indiretos são atribuídos da seguinte forma:
* Custeio das atividades onde os custos são direcionados as atividades;
* Custeio dos objetos onde os custos das atividades são direcionados aos produtos, serviços e clientes.
...