Controle Interno
Trabalho Escolar: Controle Interno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 901012pry • 29/4/2013 • 2.106 Palavras (9 Páginas) • 992 Visualizações
CONTROLE INTERNO
Ambiente de Controle e Controle das Atividades
Os problemas de Controle Interno encontram-se em todas as áreas das empresas modernas.
Exemplo: vendas, fabricação, compras.
Quando exercido adequadamente sobre uma das funções acima, o controle assume fundamental importância, objetivando atingir os resultados mais favoráveis com menores desperdícios.
É preciso distinguir:
* Auditoria Interna: equivale a um trabalho organizado de revisão e apreciação de trabalho, normalmente executado por um departamento especializado.
* Controle Interno: refere-se aos procedimentos e à organização adotados como planos permanentes da empresa.
Antes de elaborar o plano ou programa que guiará o auditor, é necessário observar como se encontram os controles da empresa.
* quanto melhor o controle, mais segurança para o trabalho;
* quanto menor o controle, mais cuidado será exigido na execução das tarefas.
CONCEITOS E OBSERVAÇÕES FUNDAMENTAIS
O controle Interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotadas na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidelidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas administrativas
prescritas. (AICPA)
OS GANHOS COM A SARBANES-OXLEY
A lei americana que endureceu os controles internos das empresas trouxe ganhos inesperados para os executivos e acionistas – melhores processos, mais segurança e até mesmo custos menores.
AVALIAÇÃO DO CONTROLE INTERNO
As normas de auditoria geralmente aceitas, referentes ao trabalho de campo, estabelecem que o auditor deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada, a fim de determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria.
O auditor independente executa os seguintes passos na avaliação do controle interno:
* levanta o sistema de controle interno;
* verifica se o sistema levantado é o que se está sendo seguindo na prática;
* avalia a possibilidade de o sistema
* revelar de imediato erros e irregularidades;
* determina o tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.
Preocupados com a evasão de divisas, eles armam-se contra o problema e mostram-se, cada vez mais, interessados em aprender novas técnicas e procedimentos básicos para evitar situações de
fraudes, subornos e desfalques.
Além da adoção de rígidos controles internos, o papel da auditoria vem ganhando crescente importância e contribui para a eficácia dos resultados finais em qualquer companhia.
COMO CONTROLAR ÁREAS DE RISCO
VENDAS: há facilidades para recebimento de comissões, descontos e consignações indevidas;
CONTAS A PAGAR: concentram-se nos cheques de serviço, que podem ou não ser fantasmas, e na antecipação de pagamentos, com finalidade de recebimento de propinas.
COMPRAS: é um dos mais difíceis de se controlar por meio da auditoria, pois o delito fica registrado fora dos livros contábeis da empresa.
CONTAS A RECEBER: a tendência, com a crise de caixa na maioria das companhias, é abrir mão de recolher por parte do valor financeiro (multa, juros) e receber apenas o montante principal.
Recomenda-se a verificação, regular, os números das contas correntes dos funcionários, a fim de evitar depósitos em contas fantasmas.
Valores residuais de produção de grande volume (matéria-prima) também requerem cuidados extras.
A diferença enriquece a pessoa da noite para o dia.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS MAIS EFICIENTES?
Para reduzir probabilidades de desvio destaca-se a importância do sistema de provas surpresas (sistema preventivo) realizado pela auditoria.
Deve-se criar um guia de procedimentos e provas departamentais, em cada unidade
da organização, realizado pelos próprios funcionários.
TIPOS DE CONTROLES: CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVOS
CONTROLES CONTÁBEIS – compreendem o plano de organização e de todos os métodos e
procedimentos utilizados para salvaguardar o patrimônio e a propriedade dos itens que o compõem.
Compreendidos por:
* segregação de funções: cria independência entre as funções de execução operacional, custódia dos bens patrimoniais e sua contabilização;
* sistema de autorização: controla as operações através de métodos de aprovações, de acordo com as responsabilidades e riscos envolvidos;
* sistema de registro: compreende a classificação dos dados dentro de uma estrutura formal de contas, existência de um Plano de Contas que facilita o registro e preparação das demonstrações contábeis, e a utilização de um manual descritivo para o uso das contas.
CONTROLES ADMINISTRATIVOS – compreendem o plano de organização e todos os métodos e
procedimentos utilizados para proporcionar eficiência às operações, dar ênfase à política de negócios da empresa, bem como a seus registros financeiros.
Compreendidos por:
* normas salutares, que observam práticas saudáveis aos interesses da empresa no cumprimento dos
deveres e funções;
...