Resumo Capitulo Contabilidade de Custos
Por: Walery Araujo • 29/4/2022 • Trabalho acadêmico • 328 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Resumo do Capítulo VII e VII
Contabilidade de Custos
Todo custo indireto é uma estimativa, isto é, não pode ser um cálculo exato, é uma previsão feita por aquele que esteja realizando os cálculos. Portanto, um cálculo subjetivo. Há vários critérios na hora de realização de rateio. O primeiro deles é com base na área ocupada. No entanto, nota-se diversos fatores que podem influenciar nos cálculos, fazendo com que tenhamos que utilizar outras medidas para encontrar o rateio, como a utilização de m³ para cálculo de volume, ou até mesmo utilizar uma média ponderada.
Os critérios utilizados em uma empresa, podem não se adequar bem em outra, visto que cada empresa tem sua particularidade, portanto, deve ser tratada de modo particular. Auditores independes se preocupam bastante com tais fatores, em como os critérios de rateio são aplicados, pois eles afetam diretamente as demonstrações contábeis da empresa. É extremamente importante que seja feita a conciliação entre a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, porque erros ou critérios errados podem resultar em altos impostos ou até mesmo gastos desnecessários. Para isso, tem-se a tecnologia aliada as empresas, que auxilia no transporte de informações de forma fidedigna, fazendo a conexão entre estes dois setores que precisam andar sempre juntos. No entanto, ainda se faz necessária a conciliação entre essas duas áreas, para que erros sejam evitados.
A ferramenta ABC serve para visualizar melhor os custos da empresa por meio de uma análise de todas as atividades que são executadas dentro da empresa e sua respectiva relação com o produto. Para que a empresa possa fazer uso do método o ABC, inicialmente precisa definir as atividades de cada departamento e quais são os geradores de custos destes e sua influência no custo geral. Este método é adequado apenas para cálculo de custos do produto é chamada de ‘’primeira geração ABC’’.
...