Resumo: Gestão de Finanças Pessoais
Por: Mathy Silva • 4/12/2021 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 91 Visualizações
Administrar o dinheiro sempre foi um desafio para as pessoas, pois as escolas não nos ensinam a fazer isto. Mas, hoje com tantas ofertas tentadoras de produtos supérfluos, e as estratégias de marketing para tentar “arrancar” dinheiro das pessoas, o planejamento financeiro vem se tornando cada vez mais importante.
Vivemos em uma sociedade consumista, em que há uma grande oferta de produtos e serviços, facilidade de crédito e um apelo muito grande da mídia para o consumo. Por outro lado, nossos ganhos não são infinitos e precisamos saber como ganhar, como gastar e como guardar dinheiro.
A educação financeira possibilita exatamente isso, que você faça um planejamento financeiro, que aprenda a gerenciar sua economia pessoal, seus hábitos de consumo e permite entender as melhores ações e investimentos para o seu dinheiro.
Hoje o planejamento financeiro vem se tornando praticamente indispensável em nossas vidas, pois com ele nós conseguimos planejar várias coisas, desde uma festa até uma viajem. Mas a importância do planejamento não para por aí, temos também a questão dos imprevistos que sempre acontecem. Nesses casos o planejamento financeiro se torna ainda mais importante, pois às vezes as pessoas acham que não vai acontecer nada fora do planejamento. E aí, quando isso acontece, no caso de quem não tem planejamento financeiro algum, elas recorrem a empréstimos bancários que, em sua maioria possuem altas de juros.
As pessoas precisam começar a guardar o seu dinheiro para emergências e também pensando no seu futuro, por exemplo na sua aposentadoria, ou comprar uma casa ou um carro. Nesses casos o recomendado é fazer um investimento, por exemplo: pensando na aposentadoria, o ideal é fazer um investimento de longo prazo; já para comprar um carro e/ou uma casa seria bom um investimento de curto/médio prazo, porém nesse casos o risco do investimento é mais alto, por isso é sempre bom pesquisar antes.
...