Síntese contabilidade básica
Por: Layon Ribeiroo • 29/4/2015 • Resenha • 978 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
Capitulo 1
A Contabilidade é o instrumento usado para que possa se tomar decisões, dentro ou fora de uma empresa, suas áreas de aplicação sendo, comerciais, industriais, públicas, bancárias, ente outras. A contabilidade pode ser oferecida a pessoas físicas e pessoas jurídicas, denominando o profissional contabilista aquele que é responsável pela contabilidade empresarial, após sua formação ele pode exercer outras atividades como: Auditoria, Perícia Contábil e Professor de contabilidade (exigida pós graduação).
Capitulo 2
Em contabilidade o termo patrimônio significa um conjunto de bens e direitos pertencentes a uma pessoa ou empresa, portanto inclui-se obrigações a serem pagas. Os bens são classificados em tangíveis ou intangíveis sendo eles: Bens imóveis e Bens móveis. O Direito são valores a serem recebidos, como o salário. Obrigações são compromissos como o pagamento na data do vencimento. Para se conhecer a riqueza de uma pessoa ou empresa somam-se: os bens e direitos, subtraem-se as obrigações o resultado são os patrimônios líquidos.
Capitulo 3
Os relatórios Contábeis são emitidos de acordo com a necessidade dos usuários, destacando se as obrigatórias de acordo com a legislação brasileira, sendo as três demonstrações mais importante: BP, DRE, DLPAc. Existindo as sociedades anônimas (S. A.) e as sociedades limitadas (Ltda.). A lei das (S. A.) determinam que em cada 12 meses devem emitir o período de exercício social, para fins fiscais, não podendo ser alteradas, exceto em condições supervenientes.
Capitulo 4
O balanço patrimonial é o relatório mais importante para que possa identificar a saúde financeira de uma empresa, divididas em ATIVO (direitos, ganhos) e passivo (dívidas),
O Patrimônio liquido por sua vez representes o total de aplicações dos proprietários na empresa. Capital significando recursos, suas origens sendo os lucros obtidos para a empresa. O termo Balanço patrimonial pode ser definido como um conjunto de bens, direitos e obrigações. Em sentindo amplo, a evidencia a situação patrimonial de uma empresa.
Capitulo 5
A legislação brasileira determina três grupos para ativo, passivo e patrimônio liquido, sendo :
Ativos circulantes, Ativos realizável a longo prazo, Ativo permanente :
Passivo circulante, Exigível a longo prazo, Patrimônio liquido
Deduções do ativo circulante, Deduções do ativo permanente, Dedução do patrimônio líquido, sendo o balanço patrimonial dividido em grupos semelhantes, facilitando a leitura, interpretação e analise
Capitulo 6
Aproximadamente um ano é emitido o exercício social para apurar se a empresa obteve lucro ou prejuízo, apresentando um resumo das despesas e receitas no período, a receita representa as vendas de mercadorias ou prestações de serviços, ela é refletida no balanço através de entrada de dinheiro (Duplicatas a receber), já todo dinheiro que tem saída do caixa é denominado de Desembolso ou Desencaixe. O regime de competência tem a utilidade para se apurar o resultado do exercício, receita gerada (ganha) ou despesa consumida mesmo que não tenham sido pagas, já o regime de caixa é utilizado para apurar o resultado, a receita recebida e a despesa paga. Custo é todo sacrifício (gasto) a fins de bens ou serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços, já a despesas os esforços da empresa de obter receita, ou seja um ativo que não traz benefícios, e os ajustes acertos que a empresa realiza na apuração do resultado.
Capitulo 7
A demonstração do resultado do exercício é um resumo das receitas e despesas em um período, normalmente 12 meses. A DRE pode ser simples para micro ou pequenas empresas, já a DRE complexa, exigida por lei, fornece maiores complexidades para a tomada de decisões. A receita bruta é o total bruto vendido no período. Impostos e taxas sobre vendas são os gerados no momento de venda, a mais comum sendo: IPI, ICMS, ISS, PIS e COFINS. Despesas operacionais são aquelas essenciais para vender produtos (serviços), administrar a empresa e financiar as operações.
...