SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Por: Frede Ceciliano Filho • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 294 Visualizações
ESTÁCIO DE SÁ
SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
AUDITORIA
X
X
2017
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho abordará o tema auditoria, técnica utilizada em todas as empresas existentes não somente no Brasil, mas como em todo o mundo, devido á exploração mercantil e o seu aparecimento nas empresas, buscando sistematizar e organizar atos e fatos apurados, serão enfatizadas discussões a respeito de sua aplicabilidade, procedimentos, sua importância para o controle interno da entidade, assim como o seu aparecimento nas empresas, buscando sistematizar e organizar atos e fatos apurados, para servir de fonte de consulta para estudos de interessados.
Auditoria
A auditoria surgiu como consequência da necessidade da confirmação da taxação do imposto de renda, suas técnicas surgiram na Inglaterra, devido á fiscalização da receita pública e com o desenvolvimento o comércio, houve necessidade da evolução das técnicas de aprimoramento de controle. Ela é voltada em duas vertentes: Área Pública, onde a auditoria é utilizada pelo poder competente para a fiscalização da coisa pública tentando garantir assim com o auxílio da Lei de Responsabilidade Fiscal uma gestão pública responsável. E a área privada que visa dentro da empresa com a ajuda da auditoria á redução de custos e de controles sobre as atividades operacionais.
Com essa explanação pode-se dizer que a auditoria divide-se em 2 grupos: Auditoria Interna e a Auditoria Externa.
Auditoria Interna
Todas as empresas necessitam dela, tem o objetivo de examinar á adequação e eficácia dos controles internos de operações físicas, financeiras esperados por uma empresa com os que realmente aconteceram dentro da empresa, dentro de seus procedimentos e técnicas buscam também a descoberta de erros e fraudes, buscando a prevenção de possíveis falhas através de seus relatórios gerados aperfeiçoando e cumprindo as normas da entidade, reportando-as para a alta direção. É realizada por um profissional (auditor) da própria empresa, ou seja, subordinado a ela.
Auditoria Externa ou Independente
Somente as empresas que possuem ações na Bolsa de Valores tem obrigatoriedade de fazê-las. Focada na auditoria de correção e punitiva, podendo ser preventiva, realizada por um auditor externo, ou seja, contratado (independente em relação a todas as pessoas da empresa). O auditor externo (devidamente registrado na Comissão de Valores Mobiliários) que analisa os trabalhos internos as empresas auditadas na busca de atos e fatos contábeis de uma empresa, atua sobe legislação específica de órgãos fiscalizadores, visa comprovar a fidedignidade dos fatos e atos contábeis, financeiros e patrimoniais das demonstrações contábeis, suas opiniões são expressas através de pareces contábeis.
Importância da Auditoria
No que tange a auditoria interna auxilia na diminuição de desperdícios, na elaboração de atividades mais eficientes para a busca de bons resultados se preciso, servindo de apoio á gestão da empresa. Assim beneficiando as empresas com melhor tipo de controle possível para o patrimônio da organização.
Na auditoria externa, as melhorias sugeridas pelo auditor independente são baseadas nos registros contábeis da própria entidade o que garante extrema fidedignidade e confiabilidade nas demonstrações contábeis da organização. Como comentado anteriormente sua função é a de prevenção, auxiliando sempre os seus auditores e assim passando transparência da empresa não somente para possíveis investidores como também para o governo, mostrando sua seriedade e ética.
Processo Auditorial
Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.
São compostos por:
- Testes de observância
Visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
- Testes substantivos
Visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
- Diferentes etapas do trabalho da auditoria externa
Normas de Auditoria
As Normas brasileiras de auditoria são regras ditadas pelos órgãos reguladores da profissão contábil do Brasil e tem por objetivo a regulação da profissão e atividades bem como estabelecer diretrizes a serem seguidas pelos profissionais no desenvolver de seus trabalhos.
As normas que estão em vigor no Brasil atualmente são emitidas em conjunto pelo IBRACON, CFC, a CVM, Banco Central do Brasil, e a Superintendência de Seguros Privados.
No âmbito internacional, a Federação Internacional de Contadores (IFAC) também emite pronunciamentos através da Comissão de Normas Internacionais de Auditoria, as quais contém orientações aos países-membros daquele órgão.
...