Socioeconomia e Geopolitica
Por: Kelly Araújo • 19/10/2015 • Trabalho acadêmico • 977 Palavras (4 Páginas) • 194 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Tade Ane de Amorim
Nome do estudante: Kelly Cristine Guerra da Graça Araújo
Data: 30/04/15
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
RESPOSTA:
Na evolução do Sistema Internacional percebe-se a formação de hegemonias (domínio, supremacia) de um país ou grupo de países.
Um exemplo dessa hegemonia é a Inglaterra, que se originou no século XVIII e XIX, tendo sua plenitude entre 1820 2 1830, onde ficou conhecida com a Primeira Revolução Industrial.
A Inglaterra se tornou um berço hegemônico do capitalismo da época, por uma conjunção de fatores (de ordem geográfica, econômica, política, social e cultural), e pelas grandes jazidas de carvão e ferro encontrados em solo inglês, sua posição geográfica insular onde, por mais envolvida na guerra ela conseguiu preservar-se da devastação do conflito.
A queda da Inglaterra ocorre com o esgotamento da primeira revolução, passando pela 1° Guerra Mundial e com a multiplicação do fordismo e do taylorismo como técnicas de produção, a hegemonia da época passou para os Estados Unidos.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
RESPOSTA:
Os objetivos do milênio lançado pela ONU no ano de 2000 para diminuir as mazelas no mundo são em 8 grandes objetivos, que são respectivamente: acabar com a fome e a miséria; educação básica de qualidade; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
O Brasil vem se saindo bem na execução desses alvos, um exemplo bem claro disso é o objetivo n° 4 de reduzir a mortalidade infantil, essa taxa, para crianças menores de 1 ano, por mil nascidos vivos passou de 29,7, em 2000, pra 15,6, em 2010. Essa taxa é menor que a meta prevista para 2015, de 15,7 por mil nascidos vivos.
A queda mais acentuada ocorreu na região Norte (-58,6%), que ainda apresenta a taxa mais elevada do Brasil: 18,5 por mil nascidos vivos. A taxa de mortalidade das crianças abaixo de cinco anos também apresentou queda de 65% entre 1990 e 2010. O número de óbitos por mil nascidos vivos passou de 53,7 para 19 óbitos.
Outro exemplo é o objetivo n°1 que é acabar com a fome e a miséria, a meta nacional é de reduzir a porcentagem de pobres a ¼ da de 1990, por difícil que pareça, o Brasil cumpriu a meta em 2008.
...