Supervisão escolar
Por: jessicazarref • 16/5/2015 • Monografia • 12.757 Palavras (52 Páginas) • 695 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
JÉSSICA REGINA FERRAZ
MÁRCIA APARECIDA GOMES PEDROSO GONÇALVES
TUANI ANGÉLICA BORGES DE SOUZA
SUPERVISOR DE ENSINO: limites e possibilidades diante dos desafios da escola pública do Estado de São Paulo.
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2010
JÉSSICA REGINA FERRAZ
MÁRCIA APARECIDA GOMES PEDROSO GONÇALVES
TUANI ANGÉLICA BORGES DE SOUZA
SUPERVISOR DE ENSINO: limites e possibilidades diante dos desafios da escola pública do Estado de São Paulo
Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de graduação em Pedagogia apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientador: Prof. MS. Altimar Costa da Silva
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
2010
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares que nos apoiaram e estiveram ao nosso lado em todos os momentos, aos futuros alunos de Pedagogia para que sirva de orientação em seus estudos.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos primeiramente à DEUS, pois ELE nos deu força e motivação para conquista da elaboração deste trabalho;
Aos nossos familiares, pelo apoio, dedicação e respeito aos longos momentos em que nos ausentamos para nos dedicarmos às pesquisas;
Ao Professor Altimar que esteve ao nosso lado, orientando nossas dúvidas, dando suporte, sendo atencioso e companheiro.
RESUMO
A presente pesquisa com o tema “Supervisão de Ensino: limites e possibilidades diante dos desafios da escola pública do Estado de São Paulo.”, tem como fundamento mostrar a trajetória histórica, legal e conceitual do Supervisor, onde, quando e como iniciou as ações desse profissional, seus limites e possibilidades na intervenção das práticas pedagógicas, a autonomia de suas ações ao diagnosticar necessidades, intervir, mediar, propor e executar planos pedagógicos para melhoria da prática escolar. Dentro dos capítulos o leitor terá uma noção do processo de avaliação e das dificuldades mais freqüentes que bloqueiam a aprendizagem do aluno e das ferramentas utilizadas para acompanhar o desenvolvimento do educando, assim como a importância de uma escola onde se tenha uma gestão democrática, para que haja uma gestão com o envolvimento de todos os atores, comunidade local, pais alunos professores, equipe gestora e os demais funcionários da escola e, a atuação do supervisor no processo de formação contínua de professores e coordenadores pedagógicos com o suporte de projetos desenvolvidos pelo Sistema de Ensino do Estado de São Paulo.
Palavras-chave: Supervisão de ensino. Gestão. Capacitação.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7
OBJETIVOS 8
METODOLOGIA 9
1 SUPERVISÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO, LEGAL E CONCEITUAL. 11
2 GESTÃO DEMOCRÁTICA 15
3 CAPACITAÇÃO DOCENTE 20
4 AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM 27
4.1 O papel do supervisor de Ensino como mediador no processo de avaliação e aprendizagem 30
5 DISCUSSÃO 32
CONCLUSÃO 48
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 50
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem com tema “SUPERVISÃO DE ENSINO: limites e possibilidades diante dos desafios da Escola Pública do Estado de São Paulo”, e mostrará um pouco da história da Supervisão no contexto histórico e legal, desde que surgiu com a industrialização e como se desenvolveu, mostrando conceitos, as suas funções, seu poder de transformação para com o ensino. Abordará também:
- Gestão Democrática; a gestão desejada por todos, presente inclusive em discursos políticos, que tem como objetivo uma gestão mais participativa e democrática, envolvendo todos os setores e membros da instituição, pais, alunos e comunidade local, para um ensino de qualidade construído por todos os envolvidos.
- Capacitação Docente; abordagem desde de 1930 com início da formação de professores em nível superior, escola normal de formação de professores da década de 1950, e posteriormente após a LDB de 1996, os programas de formação continuada, como HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo), Escola de Formação e Aperfeiçoamento, projetos sobre tecnologia na prática docente, todos esses com o envolvimento do supervisor.
- Avaliação e Aprendizagem; Sabe-se que a avaliação é um fator que tem sido motivo de discussão entre toda equipe escolar e teóricos da educação, e descobriu-se, que não é mais possível a aplicação de uma avaliação dentro de um contexto de mensuração, é um processo de reflexão e formação do indivíduo enquanto aluno, numa sociedade que, constantemente assim como o indivíduo sofre transformação, houve então essa preocupação de se pensar: como avaliar, porque avaliar, e quais os objetivos a serem atingidos? Exatamente por isso que o supervisor tem o papel de mediador e construtor de planos emergenciais.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
O trabalho tem como objetivo abordar os limites e possibilidades do supervisor de ensino, a autonomia atribuída às suas ações no que diz respeito à Escola Pública do Estado de São Paulo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conceituar legal e historicamente, a trajetória e o perfil do supervisor;
- A atuação supervisora na Gestão Democrática;
- Abordar os processos de Capacitação Docente;
- O papel do supervisor como mediador no processo de Avaliação e Aprendizagem.
METODOLOGIA
O presente trabalho terá como metodologia as pesquisas:
Análise textual – leitura que tem por objetivo uma visão global, assinalando estilo, vocabulário, fatos, doutrinas, época, autor, ou seja, um levantamento dos elementos importantes do texto. (Andrade, 1998, p.21)
...