TCC sobre Custos
Por: julianalima7 • 30/5/2016 • Projeto de pesquisa • 2.613 Palavras (11 Páginas) • 1.009 Visualizações
[pic 1]
Juliana Izildinha de Lima
GESTÃO DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO COM A IMPLANTAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Ribeirão Preto
2016
Juliana Izildinha de Lima[pic 2]
[pic 3]
GESTÃO DE UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO COM A IMPLANTAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Projeto apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Instituição Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto SP.
Orientador: Juliana Gordiano da Cruz
Ribeirão Preto
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 4
1.2 TEMA 6
1.3 PROBLEMA 6
2. OBJETIVOS 6
3. JUSTIFICATIVA 7
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5. METODOLOGIA 9
6. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 2
7. REFERÊNCIAS 3
1 INTRODUÇÃO
Iremos explanar sobre: o tema, o problema, os objetivos gerais e específicos no qual pretendemos alcançar, a justificativa da escolha do assunto e a metodologia utilizada no desenvolvimento do assunto abordado.
.
1.1 Considerações iniciais
A Contabilidade de Custos descendente da Contabilidade Financeira que hoje faz parte da Contabilidade Gerencial, surgiu no setor industrial com a necessidade de avaliação dos estoques. “Durante muito tempo a Contabilidade de Custos se limitou em demonstrar as suas habilidades em assessorar os usuários nas tomadas de decisões nos processos gerenciais. “ (SANTOS, SCHMIDT E PINHEIRO, 2006).
“Hoje as mais importantes tarefas da Contabilidade de Custos, contemplam o controle e decisão. ” (MARTINS, 2006).
A Contabilidade de Custos é muito utilizada no ambiente empresarial, sendo uma das mais importantes bases para obtenção de lucro. Proporcionando ao usuário a oportunidade de analisar o produto, bem ou serviço e os valores a ele agregados, já que os custos de um produto ou serviço, influencia diretamente no preço de venda e, por consequência, no resultado da empresa.
Foi reconhecida a muito tempo a importância das informações contábeis precisas e corretas, incluindo os dados sobre os custos específicos, só assim uma empresa poderá ser bem-sucedida em suas atividades.
Assim, verificamos o surgimento de uma Contabilidade de Custos moderna apoiada em ferramentas importantíssimas para o desenvolvimento das empresas, que objetiva o fornecimento de informações reais, para o processo decisório. Para OLIVEIRA, et al. (2008) “Uma das funções da Contabilidade de Custos, é fornecer opções e dados extremamente confiáveis para que os gestores possam tomar escolhas de uma melhor estratégia, para tomada de decisão. ”
Para fazer frente ao mercado globalizado e competitivo, essas informações precisam ser mais precisas e assertivas do que nunca e também muito mais críticas. A concorrência aumenta cada dia mais e a exigência do público consumidor com a qualidade, o serviço e o preço ofertado tem que se destacar, sendo muito mais atrativo que a concorrência.
A alta competitividade do mercado exige que as empresas se adaptem as mudanças com bastante rapidez e eficiência, para tanto é necessário que elas sejam organizadas, fornecendo informações precisas e de qualidade facilitando a utilização das ferramentas citadas, colocando a empresa num patamar diferenciado, garantindo assim uma vantagem competitiva.
Como resultado dessas pressões, as empresas estão dando mais enfoque ao controle de custos em uma tentativa de manter seus produtos e serviços muito mais competitivos, pois como percebemos nesse momento de crise econômica que só resistirá a essa concorrência, aquele que inovar e apresentar um produto de qualidade, com preço competitivo para isso temos que ter uma ótima base de custos, para tomar nossas decisões visando sempre um lucro e também manutenção do estabelecimento ou negócio; aquele que souber quanto custa produzir ou atender, como aplicar seus recursos, controlar a formação do preço de venda e analisar os resultados obtidos, com certeza se destacará.
Como mencionamos as mudanças ocorrem em alta velocidade, e a competitividade tem sido palavra chave para a sobrevivência das empresas no mercado. Com a competitividade o público busca atendimento a demanda imediata, qualidade nos produtos, serviços e no atendimento ao cliente, criatividade e inovação. Uma empresa diferencia-se da concorrência se puder oferecer algum diferencial e até mesmo vantagem para o seu público, em qualquer ramo que atue, seja no industrial, comercial ou como prestadora de serviços.
Neste contexto, serão abordadas a Contabilidade de Custos e algumas de suas principais ferramentas objetivando identificar e apontar o auxílio e vantagens por ela trazidos para as empresas e consequentemente para a gestão empresarial.
A Contabilidade de Custos que, ao longo do tempo deixou de ter a mera função de avaliar os estoques, assumiu outras atribuições de caráter administrativo, resultam em parâmetros mais consistentes para a medida do desempenho administrativo. Atuando atualmente no âmbito gerencial ocorreu também em outros campos que não só o industrial. No caso do setor de serviços, onde o uso era quase irrelevante pelo fato de possuir pouco ou nenhum estoque, passou-se a explorar muito mais o seu potencial para o controle e tomada de decisão. Pedindo assim um desenvolvimento de sistemas de custos voltados as empresas prestadoras de serviços, claro que, consideradas as suas particularidades.
...