TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGISTICAS
Por: renato16098620 • 2/10/2020 • Tese • 1.094 Palavras (5 Páginas) • 187 Visualizações
TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGISTICAS
A tecnologia e a invenção de máquinas, ferramentas ou sistemas de gestão:
após serem lançados, acabam oferecendo ideia, espaço e necessidade para a
criação de outras tecnologias que se completem, acoplem e integrem, formando,
assim, uma rede tecnológica dentro das organizações.
A tecnologia ajuda organizações em todos os seus setores, ela não veio para
substituir o fator humano, mas sim contribuir para que o trabalho desenvolvido seja
cada vez melhor. Ela não só ajuda a aperfeiçoar a administração do negócio, como
conduzir as informações obtidas externamente para desenvolver soluções ainda
melhores aos consumidores e aos próprios colaboradores.
Tecnologia do processo.
Exemplos de tecnologia de processo: processamento de materiais, processo
de informações e processamento de consumidores.
Processamento de materiais.
A administração de recursos materiais é de suma importância na gestão das organizações. Compreender as classificações dos materiais, administrar. Corretamente os estoques, estabelecer uma política adequada de suprimentos e a correta armazenagem e controle de materiais são essenciais para a boa administração dos materiais.
Processo de informações
O sistema de informação é responsável pela coleta, processamento, armazenagem, análise e distribuição de informações dentro da empresa.
Tecnologias aplicadas à logísticas.
Independentemente do ramo de atuação, setor ou qualquer outra variável,
a tecnologia é uma das grandes aliadas das empresas, especialmente quando o assunto é a otimização de processos.
A Refrescos Bandeirantes Coca -cola preocupa em verticalizar e garantir
as decisões orçamentárias firmadas em seu corpo diretivo desenvolvendo um sistema de gerenciamento orçamentário. Conta com um Sistema que prevê a gestão e o controle orçamentário de gastos em todas as contas e centros de custo da empresa. Permitindo um melhor detalhamento e controle dos gastos; Integração orçamentária de todas as áreas da empresa, retratando os diversos níveis hierárquicos dentro do sistema.
para organizar um setor de controle de estoques, incialmente é preciso descrever suas f unções principais que são: Determinar “o que” deve permanecer em estoque. Número de itens; determinar “quando” se devem reabastecer os estoques. Periodicidade; determinar “quanto” de estoque será necessário para um período predeterminado de quantidade de compra; acionar o Departamento de compras para executar aquisição de estoque; receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; Controlar os estoques em termos de quantidade e valor, e fornece informações sobre a posição do estoque.
A armazenagem da empresa Refrescos Bandeirantes tem 250 tipos diferentes de produtos estocados são vários tipos de embalagens, tamanhos e formatos. São movimentados milhões de caixas por mês no armazém. Os produtos são colocados em pallets assim facilita o transporte, a estocagem e o controle. Os pallets representam a maior parte da estrutura de armazenamento, pois a empresa a credita que eles suportam mais produtos, além de serem mais fáceis de movimentá-los, uma organização maior dos armazéns disponibilizando espaços para novos estoques. A Refrescos Bandeirantes tem em seus armazéns a presença de três tipos de estoques compondo seus dois armazéns, sendo o estoque de matéria-prima, restrito ao armazém que antecede a produção, o outro armazém é composto por estoque de produtos acabados e estoque de antecipação. O controle de estoque dos produtos armazenados é feito
por sistema e planilhas, manuseados por profissionais exclusivos para tal atividade.
Um fator que deve ser melhorado é o espaço físico destinado à armazenagem dos produtos, devido ao crescimento da indústria, com equipamentos mais modernos aumentou a produção, e o espaço para estoque de produtos acabados ficou pequeno para o armazenamento. Uma alternativa que a empresa utilizou para minimizar esse problema foi armazenar produtos em locais diferentes distantes da armazenagem central, o que gera perda de tempo em movimentação e
gastos com manutenção. Também há dificuldades com a mão de obra operacional, pois a rotatividade é muito grande, por isso se perde muito em desempenho. Apesar da indústria de bebidas contar com vários benefícios, os salários pagos para as pessoas que executam as tarefas operacionais ainda é o principal fator que contribui para a problemática acima, sendo insatisfatório para essas pessoas.
Para a empresa as embalagens são peças-chave do negócio. Empenham
em reduzir ao máximo seus impactos. Os principais focos de atuação são: Reduzir ao máximo a quantidade de insumo necessário para produzir as embalagens; ampliar o uso de matéria-prima de fonte renovável insumos reciclados; investir no desenvolvimento social de cooperativas de catadores. A empresa tem como compromisso promover a gestão sustentável ao logo do seu ciclo de vida, investindo e apoiando iniciativas voltadas para a economia circular.
...