TEORIA CONTÁBIL DO LUCRO
Por: 32371725 • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 456 Palavras (2 Páginas) • 1.332 Visualizações
TEORIA CONTÁBIL DO LUCRO
Questões
Acadêmica : Daiane Pereira Machado
- O texto apresenta duas concepções sobre lucro, denominadas nível semântico e nível sintático. Explique com suas palavras a diferença entre elas?
No sintático o lucro contábil nada mais é que o somatório dos muitos itens positivos e negativos oriundos das atividades operacionais da empresa, representa a diferença positiva entre as despesas e as receitas ocorridas, quando confrontadas com base no mesmo período e nas mesmas regras de contabilização.
- No semântico opta-se por reconhecer o lucro a partir do que já existe e visualizam-se de forma inversamente proporcional os objetivos e metas, os processos de gestão e a eficiência empresarial são analisadas de forma distinta, e logicamente tem interferência na forma contábil.
- Qual a importância do conceito de lucro para a Teoria Contábil?
O lucro contábil é aquele resultante do processo de escrituração das receitas e das despesas que apresentou um saldo positivo ao final do período.
- O que significa liquidez? Qual a relação de liquidez com lucratividade?
Uma empresa só considerada liquida quando consegui pagar suas dividas nos prazos determinados, liquidez é o estado de composição patrimonial que garante à empresa um valor liquido disponível para investimentos sem comprometimento da quitação de suas dívidas. Ou seja, os recursos disponíveis são suficientes para quitar todas as suas dividas e ainda sobrar um montante que poderá ser usado em novos investimentos.É possível que na composição do lucro entrem contas de despesas que não impliquem necessariamente no desembolso de recursos e por tanto não causem impacto direto na liquidez.
- Qual a diferença entre lucro contábil e lucro fiscal?
O lucro fiscal é utilizado sempre para referenciar o lucro que será tributado. E o lucro contábil é aquele resultante do processo de escrituração das receitas e das despesas e que apresentou um saldo positivo no final do período.
- Apresente a diferença entre:
Capital de giro e capital fixo;O capital fixo é o conjunto de bens, e o capital de giro é parcela de recursos da empresa destinada a financiar os gastos próprios.
Capital de risco e capital financeiro;O de risco é o dinheiro investido numa atividade que existe a possibilidade de perdas. O financeiro recursos representados por títulos ou papéis negociáveis que logo são convertidos em dinheiro.
Capital social e capital a integralizar. Social é parcela inicial de investimento dos sócios, a integralizar é o que os sócios ainda não pagaram.
- Como o aumento considerável de aplicações feitas nos mercados futuros ou de opções alterou as concepções de lucro, principalmente no final do século XXI?
O dinheiro aplicado no nos mercados futuros ou de opções e mesmo em commodities tornou-se impalpável, na medida que não passava essencialmente pelo caixa mas seus resultados eram aplicados em outros operações mais rentáveis tão logo a anterior chegasse ao fim.
...