TEORIA DA CONTABILIDADE
Trabalho acadêmico: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunabgpm • 14/9/2014 • Trabalho acadêmico • 3.715 Palavras (15 Páginas) • 298 Visualizações
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Polo: Hortolândia SP
Curso: Administração 2° SEMESTRE
TEORIA DA CONTABILIDADE
Hortolândia , 21 de Novembro de 2013
SUMÁRIO
Etapa 1
1.1 O Objetivo da Contabilidade........................................................................................3
1.2 Semelhanças Existentes na Vida Financeira Particular e de Uma Empresa ...................... 3
Etapa 2
2.1 Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas .......4
2.2 Questões .......................................................................................................................... 6
2.3 Planilha de Descrição ou Operação de Contas ............................................................... 8
Etapa 3
Etapa 4
4.1 A Importância Das Sociedades Anônimas No Cenário Corporativo Brasileiro ......
4.2 Tipos de Sociedade ................................................................................................
4.3 Principais Diferenças Entre Sociedade Empresária Ltda E Sociedade Anônima..........
Bibliografias
ETAPA 1
1.1 O Objetivo da Contabilidade
O Objetivo da Contabilidade é fornecer informações, para sabermos qual é a situação economia da empresa.
A Contabilidade fornece dados de informações de natureza econômica, financeira, físico e de produtividade aos usuários.
A econômica traz informações das receitas e despesas, que geram lucros ou prejuízos.
A financeira trazem informações principalmente os fluxos de caixa e capital de giro.
A Física traz informações sobre os valores monetários, que são como: quantidades de produtos, de clientes e funcionários e outros.
As informações de produtividade misturam os conceitos financeiros e físicos como à receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Quanto às finalidades é social, permite conhecer a posição financeira, e auxiliam os acionistas, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios envolvem incertezas, vindo do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
A contabilidade é uma ciência social em sua essência, mas sua metodologia de mensuração reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Se uma empresa não utilizar a informação contábil ou se sua utilização for restrita, o resultado pode ser um resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações ou baixa credibilidade por parte dos usuários ou uma linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
1.2 Semelhanças Existentes na Vida Financeira Particular e de Uma Empresa.
Fluxo de caixa é o calculo do que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro, para não ficarmos sem dinheiro. Temos sempre que ter mais ganho do que despesas, para haver lucro assim como é em uma empresa.
Os Investimentos, são utilizados em uma empresa que tem sua visão no futuro, são necessários para gerar lucro. Os investimentos da vida pessoal são outros tipos, imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento profissional, como faculdade, cursos e especializações.
As Receitas, onde há muita semelhança entre as empresas e a vida pessoal. Geralmente temos uma só fonte de renda, já as empresas se munem de vários clientes, como empresas e consumidores.
As Despesas também têm poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto nós, pagamos despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia.
Os Fornecedores para nós podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir, assim como na empresas os fornecedores são importantes para a produção de um produto.
Os Impostos tanto para nós como para as empresas são pagos mensalmente. Enquanto as receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos seja ao município, estado ou a união.
Nossa vida financeira pessoal é como uma empresa, temos que fazer um balanço para verificar se não estamos gastando mais do que ganhando. Isso evita prejuízos e nos dará a oportunidade de identificar para onde está indo o dinheiro e corrigir os erros.
Diferentes das empresas, somos consumidores finais, nossas dividas, nossas necessidades são com finalidades para de todo um conforto diário, já para as empresas tudo é voltado para a sua fabricação, no qual é destinada a um cliente.
Todos nós temos como objetivo, a redução de custos e aumento do capital para adquirirmos novos bens e conforto financeiro.
ETAPA 2
2.1 Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas,
...