TEORIA X PRÁTICA à APLICAÇÃO DA TEORIA NOS DIAS ATUAIS.
Por: Rosimeire Sales • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 641 Visualizações
ROSIMEIRE APARECIDA SILVA SALES
ARTIGO APRESENTADO à UNIVERSIDADE DE FRANCA,
PORTIFÓLIO: TEORIA X PRÁTICA à APLICAÇÃO DA TEORIA
NOS DIAS ATUAIS.
COORDENADOR DO CURSO: TAÍSE HELENA DE SANTANA
PROFESSOR: MARCELO.
FRANCA
2013
INTRODUÇÃO:
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ;
PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO;
CONCLUSÃO DO ALUNO;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO :
Vários estudiosos do século xx, começaram a estudar a (TGA) Teoria Geral da
Administração. Naquele tempo Fredireck Taylor fundou a Escola da Administração Ciêntifica
onde ele usou métodos da engenharia para desenvolvê-la.
Sua preocupação original foi eliminar o desperdício e as perdas sofridas pelas industrias .
Taylor se infiltrou na empresa junto com os operários e descobriu que aqueles que rendiam mais ganhavam o mesmo que os que rendiam menos ,aí eles reduziam sua produção . Partindo deste ponto ele traçou princípios ,estabeleceu funções , ele também aperfeiçoou formas pela (ORT) Organização Racional do Trabalho, onde os operários aprendiam a forma certa de executar as tarefas.
Agora para Henry Ford o administrador deveria ser simples , o trabalho deveria ser entregue ao trabalhador sem que o mesmo precisasse ir buscá-lo.
Enquanto isso, na França , outro movimento liderado por Fayol surgia : A Teoria da Administração Clássica , onde prever, organizar , comandar e coordenar eram os comados desta teoria. Nela as funções administrativas se dividiam em vários níveis da empresa. Também foram criados vários princípios e várias funções que se diferenciavam um pouco da Teoria Científica.
Surgiu também nos Estados Unidos , através de Elton Mayo , a Teoria das Relações Humanas . Entre 1927 e 1932, ele fez pesquisas numa fábrica em Chicago.
Ele descobriu que o fator psicológico do ser humano prevalece sobre o fator fisiológico, ou seja
não basta apenas trabalhar ,o operário precisava de um ambiente agradável , integração social, en fim ele precisava estar num ambiente de amizades para desenvolver todo seu potencial na produção.
Agora na atualidade, usa-se a Teoria Neoclássica, que nada nais é que a soma de todas as outras teorias , claro que com certas mudanças e é a forma de Fayol a mais utilizada e as funções são: planejamento, organização, direção e controle.
O administrador moderno, está sempre inovando essas teorias .
PRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO:
Depois de falar tanto da teoria , agora vou falar sobre prática , contando minha experiencia profissional.
Em 1994 comecei a trabalhar em uma empresa chamada Supermercados Tonin , minha função era operadora de caixa. Lá havia doze operadores de caixa , um supervisor para cada setor da loja, e um administrador . Nas reuniões de toda semana , todos podiam se expressar e dar sua opinião pala melhorar a empresa. Quando um funcionário fazia algo de errado , a responsabilidade sempre era do seu supervisor. Mas na minha opinião , tudo funcionava de uma forma bem dinâmica e harmoniosa. O administrador era eficiente, estava sempre com uma visão no futuro sempre querendo crescer mais , bolando novas ideias . Fiquei nesta empresa até 2011.
...