TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMINOLOGIA DE CUSTOS

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

TERMINOLOGIAS EMPREGADAS NO ESTUDO DE CUSTOS

Insumos de produção são todos os fatores de produção necessários para a realização do produto final. Exemplos: matéria-prima, embalagens, materiais diversos empregados no processo de produção.

Custeio é o ato de apropriar os custos de insumos de produção aos produtos desenvolvida pela ciência contábil.

Perda de insumos são os consumos involuntários ou inutilização de bens provocados por fatores fora do controle da empresa, exemplo: materiais podem ser danificados no próprio estoque ou no processo de produção, ocorrem desperdícios de insumos, materiais armazenados podem ficar obsoletos, e também podem ocorrer catástrofes como enchentes, incêndio, etc.

Custos fixos são aqueles que não se alteram com o aumento ou diminuição da atividade, ou seja, são estão diretamente relacionados com o volume produzido. Já dos custos variáveis aumentam ou diminuem conforme o volume produzido ou atividade que esta sendo executada.

CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS

Custos Diretos

Custos diretos são todos custos diretamente associado com o serviço que está sendo orçado, ou seja, os custos de insumos na execução deste serviço, são gastos necessários à produção e que podem ser facilmente identificados sem ter qualquer rateio.

Rateio trata-se de uma forma direta de agregar esses consumos de custos em determinado estagio de sua ocorrência, ou seja, são aqueles que são diretamente incluídos no cálculo do produto. São aqueles que se agregam fisicamente ao produto; têm representatividade no custo final; podem ser adequadamente quantificáveis.

Custos diretos de dividem em dois grupos:

Matéria-prima: Materiais que recebem algum processo de transformação para dar origem ao produto.

Materiais Secundários: Materiais que são agregados fisicamente ao produto final, sem no entanto, receber nenhum processo de fabricação.

Exemplos de custos diretos:

Em uma fábrica de móveis, a madeira é um material essencial para a produção e pode-se medir quanto será utilizado de madeira para fabricar cada peça, portanto os gastos com esse produto utilizado na fabricação de móveis é um custo direto.

Custos indiretos

São aqueles que não podem apropriar diretamente com exatidão quanto foi consumido por cada unidade do produto, ou seja, esse custo não pode ser diretamente identificado, os custos indiretos são apropriados aos portadores finais como mão-de-obra indireta, gastos com energia elétrica, maquinas utilizadas. Necessitam de rateio ou parâmetros para atribuição do produto, ou seja, utilizam divisão para apropriar.

Embora presentes no produto, são de difícil quantificação; podem ser quantificados, mas possuem valor irrelevante em relação ao custo final do produto; materiais aplicados no processo, mas não guardam relação direta com o produto.

Exemplos de Custos indiretos:

Materiais indiretos: Não integram o produto, porém são utilizados pelo produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com