TRABALHO DE AUDITORIA CONCEITOS BÁSICOS
Por: Thiago Oliveira • 12/9/2020 • Trabalho acadêmico • 671 Palavras (3 Páginas) • 396 Visualizações
Introdução teórica
Conceito de auditoria
Segundo Attie (2011), a auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantado, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado. No mesmo sentido, Crepaldi (2011) define a auditoria como o levantamento, o estudo e a avaliação sistemática de transações, procedimentos, operações, rotinas e demonstrações financeiras de uma entidade.
Transações – são movimentos entre os saldos contábeis
Procedimentos – NBC- Normas Brasileiras de Contabilidade
Operações – alterações entre as contas contábeis
Rotinas – Lançamentos a Crédito e a Débito
Demonstrações Financeiras – Faturamento (Entradas)
O objetivo da auditoria, que utiliza um conjunto de procedimentos técnicos, é emitir um parecer sobre a adequação das demonstrações contábeis consoante aos princípios de contabilidade e de legislação vigentes – NBC – Normas Brasileiras de Contabilidade. Em outras palavras, o objetivo da auditoria é expressar uma opinião sobre a propriedade das demonstrações contábeis e assegurar que elas representem, adequadamente, a posição patrimonial e financeira da empresa, o resultado de suas operações e as origens e aplicações de recursos correspondentes aos períodos em exame (CREPALDI, 2011).
Planejamento da auditoria
Conforme explica Attie (2011), o trabalho de auditoria implica a realização de diversas etapas, cujo desenvolvimento requer ordenação e planejamento de o que, como e quando fazer e quem o fará. O planejamento determina o curso da ação do trabalho a realizar.
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria que, se adequado, beneficia a auditoria das demonstrações contábeis em vários aspectos, que vão desde auxiliar o auditor a dedicar atenção apropriada às áreas importantes da auditoria, identificar e resolver tempestivamente problemas potenciais, organizar adequadamente o trabalho de auditoria para que seja realizado de forma eficaz e eficiente, até auxiliar, se for o caso, na coordenação do trabalho realizado por outros auditores e especialistas (CREPALDI, 2011).
Para tanto, é necessário que o planejamento de auditoria contemple as principais
Fases listadas a seguir (PEREZ JR., 2012).
- Considerações gerais sobre a empresa auditada.
- Determinação dos riscos de auditoria.
- Atualização das informações-base.
- Determinação dos componentes significativos.
- Identificação dos objetivos e riscos relativos a cada componente significativo.
- Planejamento da abordagem geral de auditoria.
- Planejamento do trabalho (início/fim). Hora R$ 150,00 x R$ 450,00/Hora
No que se refere aos objetivos do planejamento da auditoria, Crepaldi (2011) lista os que seguem.
- Obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as demonstrações contábeis.
- Propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade obedecendo aos prazos e os compromissos previamente estabelecidos.
- Assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção necessária. (oscilações de preços; oferta; câmbio)
- Identificar os problemas potenciais da entidade.
- Identificar a legislação aplicável à entidade.
- Estabelecer a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames a serem efetuados, em consonância com os termos constantes na proposta de serviços para a realização do trabalho.
- Definir a forma de divisão das tarefas entre os membros da equipe de trabalho.
- Facilitar a supervisão dos serviços executados, especialmente quando forem realizados por uma equipe de profissionais.
- Propiciar a coordenação do trabalho a ser efetuado por outros auditores independentes e especialistas.
- Buscar a coordenação do trabalho a ser efetuado por auditores internos.
- Identificar os prazos para entrega de relatórios, pareceres e outros informes decorrentes do trabalho contratado com a entidade.
Um dos importantes aspectos a serem considerados no planejamento da auditoria está relacionado à responsabilidade da administração pelo registro, pelo controle, pela análise e pela aprovação das transações. Crepaldi (2011) explica que é fundamental conhecer a competência da administração para que o auditor tenha percepção razoável da organização da entidade e dos reflexos que uma gestão não confiável pode gerar nas demonstrações contábeis. Outro aspecto importante que deve ser abrangido pelo planejamento de auditoria é o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade, de modo a propiciar adequada avaliação da consistência das demonstrações contábeis e conhecimento do sistema contábil e de controles internos para determinar a natureza, a extensão e a oportunidade dos procedimentos de auditoria.
...