TRABALHO DE CUSTOS
Por: julianaalves • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.870 Palavras (12 Páginas) • 200 Visualizações
Introdução
Nessas etapas 01 e 02 iremos conceituar os custos diretos e indiretos e suas complexidades e demonstrar por etapas como apropriá-los por etapas desde a identificação, até a total mensuração, mostrando que de forma padrão, estimativa ou fracionada é possível identificar onde e de forma alocamos os custos e despesas na rotina produtiva das empresas possibilitando uma melhor compreensão de como evidenciar os gastos e apropriá-los de forma correta e mais eficiente na apuração dos resultados.
Na etapa 03 identificaremos que o método Custeio ABC (Custeio Baseado em Atividades) permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam – se visíveis e passam a serem alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando nas organizações a tornarem – se mais lucrativas e eficientes.
Assinalando as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
ETAPA 01.
Passo 01.
Fazer uma leitura atenta do material disponível e anotar os principais pontos estudados construa um resumo na forma de tópicos para ser utilizado nos próximos passos.
Passo 02.
Fazer uma leitura atenta do capítulo do livro texto da disciplina que trata da terminologia contábil básica. Anotar os principais pontos estudados, pois isso será importante para construção do relatório a ser desenvolvido no passo seguinte.
Passo 03.
Escrever um resumo de no mínimo 2 laudas e no máximo 4 laudas, descrevendo as conclusões dos pontos anotados no passo 1, e os pontos estudados no passo 2.
Resumo
Custos Diretos e Indiretos
Custos são gastos gerados as empresas envolvidas direta ou indiretamente na produção de bens ou serviços com finalidade de obtenção de lucro.
Estes custos de acordo com a Lei 6404/76 são classificados em Custos Diretos e Custos Indiretos, de acordo com a relação mantida na rotina de produção da empresa.
Custos Indiretos
Está identificado diretamente na produção de um ou mais tipo de bens ou serviços, muitas vezes subdivididos por departamentalização ou centro de custos.
São apropriados no momento em que ocorrem e costuma se medi-los pela proporcionalidade constante e padrão na realização da rotina de produção.
Apropriação
Para sua apropriação, basta à empresa manter uma rotina em que se estabelece a requisição de materiais de acordo com os recursos utilizados na produção do bem ou serviço e apontamentos onde se verifica quantos dos recursos são utilizados na produção de um produto ou setor e quantas horas trabalhadas foram empregadas num período de tempo com aquele produto ou serviço.
Em empresas de serviço realizam o acompanhamento dos custos por meio de ordem de serviços atribuindo os recursos diretamente aos serviços realizados.
Custos Indiretos
São aqueles que não podem ser apropriados diretamente com a produção do bem ou serviço, mas que fazem parte da rotina de produção. Para sua mensuração é necessário usar critérios de rateio atribuindo a proporcionalidade gasta de acordo com a quantidade produzida do bem ou por estimativa, o que o torna difícil sua mensuração. Temos como exemplo, energia elétrica fabril, seguros e manutenção da fabrica.
A mão de obra indireta costuma ser aplicada á setores auxiliares a fábrica e acontecem dentro do ambiente, bem como setor contábil, administrativo ou limpeza geral.
Passo 04.
Classificar os eventos abaixo, relativos a uma indústria de manufatura, como Investimentos (I), Custo (C), Despesa (D) ou Perda (P) seguindo a terminologia contábil:
(I) Compra de matéria-prima
(C) ou (D) Consumo de energia elétrica
(C) ou (D) Utilização de mão de obra
(D) Consumo de combustível
(D) Gastos com pessoal do faturamento (salário)
(I) Aquisição de máquinas
(C) ou (D) Depreciação das máquinas
(D) Comissões proporcionais às vendas
(D) Remuneração do pessoal da Contabilidade Geral (salário)
(C) ou (D) Depreciação do prédio da Empresa
(C) Consumo de matéria-prima
(I) Aquisição de embalagens
(P) Deterioração do estoque de matéria-prima por enchente
(P) Remuneração do tempo do pessoal em greve
(P) Geração de sucata no processo produtivo
(P) Estrago acidental e imprevisível de lote de material
(D) Reconhecimento de duplicata como não recebível
(D) Gastos com desenvolvimento de novos produtos e processos
(C) ou (D) Gastos com seguro contra incêndio.
(C) Consumo de embalagens.
Assinalar Falso (F) ou Verdadeiro (V), à luz dos Princípios fundamentais de Contabilidade:
(V) O registro dos encargos financeiros deve ser tratado na Contabilidade como despesa, não como custo.
(V) O Custeio por Absorção deriva da aplicação dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos.
(F) Os encargos financeiros são custos de produção, já que podem ser identificados com financiamento de matérias-primas ou outros fatores de produção.
(F) Gastos relacionados ao processo de produção são despesas.
(V) Em períodos de alta inflação deve-se, nas compras a prazo, separar o que é valor efetivo de compra do que é encargo financeiro embutido pelo prazo negociado.
Assinalar a alternativa
...