Tcc, Empowerment o poder e liberdade nas empresas manufatureiras.
Por: Andraceia Barbosa • 13/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.084 Palavras (13 Páginas) • 1.250 Visualizações
FACULDADE ENIAC
GRADUAÇÃO TECNÓLOGICA EM GESTÃO FINANCEIRA
Nome
EMPOWERMENT
O poder e liberdade nas empresas manufatureiras
Guarulhos
2014
EMPOWERMENT
O poder e liberdade nas empresas manufatureiras
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Tecnológica em Gestão Financeira.
Orientador:
Guarulhos
2014
Dedico este trabalho a minha família, pela dedicação e compreensão, em todas as etapas, que sempre foram muitos importantes durante a realização.
Agradeço primeiramente a Deus, por me conceder esta oportunidade, de estar em um curso de graduação, a minha família que é a minha base de inspiração, e ao Prof. Donizete Bega, que tem me auxiliado na elaboração do meu Tcc.
“Acredite que você pode assim você já está no meio do caminho”
Theodore Roosevelt.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. O QUE É, E COMO FUNCIONA O EMPOWERMENT
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS
4. APLICAÇÃO DO EMPOWERMENT
5. DELEGAR PODER E RESPONSABILIDADE
6. COMO INCENTIVAR O TALENTO NA EMPRESA
7. A IMPORTANCIA DO FEEDBACK
8. ESTUDO DE CASO
8.1 O QUE É MANUFATURA
9. CONCLUSÃO
10. REFERÊNCIAS
11. TERMO DE COMPROMISSO E RESPONSABILIDADE
1. INTRODUÇÃO
O tema deste trabalho foi escolhido em função da importância de ter um excelente planejamento dentro das empresas. Pois é a motivação que sustenta toda e qualquer organização, possibilitando investimentos e a certeza de bons negócios.
A importância de se ter um planejamento eficaz como instrumento de informações, e aproveitar desta forma oportunidades de negócio ou a diminuição de riscos futuros.
Este trabalho tem como objetivo principal, mostrar a importância da implantação desta ferramenta, pois a cada dia o mundo cresce em competitividade, e as empresas precisam se adequar as necessidades.
Aplicando o Empowerment nas empresas, agiliza o atendimento ao cliente facilitando e identificando as necessidades da empresa.
Ao longo deste trabalho serão mostradas as vantagens e desvantagens, e estudo de caso de uma empresa manufatureira que aplicou o empowerment.
2. O QUE É, E COMO FUNCIONA O EMPOWERMENT
De acordo com o site Administradores, Empowerment é uma gestão da versão estratégica que visa o melhor aproveitamento do capital humano nas organizações através da delegação de poderes.
Empowerment corresponde a uma relação que envolve poder e responsabilidade, com as duas faces da mesma moeda, ou seja, o empregado e o empregador.
Para promover o empowerment, não basta transferir o poder ás pessoas, eles precisam ter reais condições de reagir no pleno exercício da sua responsabilidade, desenvolvemos o que chamamos de “Ownership”, ou seja, agirem com intra-empreendedores e como se fossem proprietários do negócio, pensando com empresário.
Carlos Hilsdorf, afirma que:
Se desejarmos que as pessoas nos deem o melhor de si, precisamos dar a elas as melhores condições de qualidade de vida e felicidade no trabalho, que as permita manter-se motivadas e produtivas.
De acordo com site do Tribunal de Justiça do estado do Tocantins, o empowerment permite aos funcionários de uma empresa a tomarem decisões com base em informações fornecidas pelos gestores, aumentando sua participação e responsabilidades nas atividades da empresa.
O empowerment possui quatro bases principais que são:
- Poder;
- Motivação;
- Desenvolvimento;
- Liderança.
Ownership – Propriedade; posse; direito de propriedade.
3. VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens
- Foco no cliente e resultado;
- Pessoas que acreditem no resultado da empresa;
- Tomada de decisão rápida;
Desvantagens
- Fragilidade no controle das decisões tomadas;
- Trabalhadores escolhidos podem não se sentirem preparados para tomar decisões;
Ao meu ponto de vista como todo plano de negócio existe sempre desvantagens, para que possa ser enxergado, onde e como melhorar, as vantagens são mais altas, pois o funcionário mais motivado e com mais oportunidades, ajudam o crescimento e desempenho de uma empresa, identificando as necessidades e pontos a melhorar. Ponto estes que muitos gestores não enxergam, por estarem delimitados com suas obrigações de liderar.
Marins, Luiz (2013, p.7 e 8), afirma que:
Socorro! Preciso de motivação, desmitificando a motivação no trabalho e na vida e momentos de motivação e sucesso.
De acordo com o livro Marins diz que motivação tem muito pouco a ver com a emoção. A motivação é composta por um conjunto, das razões de ordem lógica, racional, cartesiana que levam o indivíduo a fazer suas opções na vida.
Sempre lembrando que a vontade tem que estar associada a disciplina, somos inteligentes e livres pela vontade, mais de nada serve uma pessoa ser cognitivamente erudita e prefeita, se ela não for emocionalmente equilibrada.
...