Templante PAM
Por: robertoluissouza • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 413 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Perícia, Arbitragem e Mediação
Aula-tema 03: Laudos Periciais
NOME | Roberto Luis Souza |
RA | 3715658044 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Perícia, Arbitragem e Mediação
Aula-tema 03: Laudos Periciais
Atividade de Autodesenvolvimento
Atividade desenvolvida para a disciplina Perícia, Arbitragem e Mediação, apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Carmen Martins Régis.
Anhanguera Educacional
2015
O juiz da primeira vara cível de sua comarca nomeou um perito-contador de sua confiança para efetuar a perícia contábil em um processo entre um banco e uma indústria, em que se discute o valor ainda não pago de um empréstimo efetuado em 48 (quarenta e oito) parcelas, com juros de 3,9% ao mês, mais a variação mensal do IGP-M da Fundação Getúlio Vargas. A indústria já pagou 24 parcelas, mas solicita a revisão dos valores, pois acredita que o banco esteja cobrando juros sobre juros, o que é proibido pela legislação. [pic 2]
Quesitos dos Autores - Dois quesitos feitos pelo banco.
1º - Conforme contrato o valor está de acordo com o cobrado?
2º - Não está de acordo os lançamentos contábeis feitos pela Industria no seu patrimônio?
Quesitos dos Réus - Dois quesitos feitos pela indústria.
1º - São abusivos os valores cobrados?
2º - A taxas de juros cobrados não está em conformidade?
Plano de Trabalho Pericial.
O Plano de Trabalho em Pericia contábil envolve alguns fatores para seu melhor desempenho que é o planejamento juridico, a analise do perito, o plano de serviço e a execução do serviço.
O plano de trabalho serve para detalhar o andamento do serviço conforme o modelo da NBC TP 04, onde cada atividade a ser executada terá suas ações a serem tomadas, o tempo para serem analisados os documentos e o prazo para serem entregues ao Juiz podendo ser adiato pelo perito se for o caso para uma melhor precisão dos dados fornecidos.
O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito do juízo estabelece a metodologia dos procedimentos periciais a serem aplicados, elaborando-o a partir do conhecimento do objeto da perícia. (Nomas Legais, 2015)
Relação de documentos e diligências necessários à perícia.
Os documentos necessários para a perícia são: registro, livros contábeis, fiscais e societários, laudos e pareceres já realizados por ambas as partes.
Caso haja alguma diligência por parte do banco ou Industria, o perito deve se reporta diretamente a quem o nomeou para que possa ser solicitados as providência cabiveis.
Referências Bibiográficas
Disponivel em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/nbc-tp-01-2015.htm acesso em 2015.
...