Teoria Da Contabilidade
Seminário: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: S.Ruivo • 18/9/2014 • Seminário • 1.396 Palavras (6 Páginas) • 412 Visualizações
Questão I
A Contabilidade não se enquadra como uma ciência exata, pois possui um sistema próprio de princípios que regem as normas, procedimentos, práticas e regras contábeis que a regulamentam, constituindo assim um complexo de conhecimentos sistematizados e específicos que possibilitam a consecução de seu objetivo que é o patrimônio sendo assim considerada uma ciência social.
Em linhas bem gerais, pode-se dizer que as Ciências Sociais englobam disciplinas que estudam as sociedades humanas, sua cultura e especificidades. É do filósofo grego Aristóteles, que viveu no século IV a.C., uma definição que, apesar de imperfeita para os tempos modernos, ainda mantém uma força singular: “o homem é um animal político, incapaz de viver sozinho”. As Ciências Sociais estudam questões dentro de uma visão multidimensional que engloba aspectos econômicos, políticos, sociais, espaciais e ambientais. Ao diagnosticá-los ou interpretá-los, geram explicações que servem de base para pensar em mudanças – quando necessárias – ou compreender as vantagens do que já existe.
Questão II
As ciências contábeis, como uma ciência que se ocupa com os fatos da natureza e da sociedade, apresentam dois traços característicos que lhes são fundamentais: a Racionalidade, para refletir sobre os estudos feitos no patrimônio de uma empresa e a Objetividade, a concordância com a realidade, assim com esse objetivo analisar melhor os elementos que compõe a totalidade e descobrir as interligações que justificam a sua unidade no todo.
Questão III
A contabilidade condena o subjetivismo, pois esse diminui ou nega a racionalidade e a objetividade do conhecimento.
Por ser, como ciência, caracterizada por um conjunto de conhecimento sistemático, racional e confirmado através da investigação, requer a verificação dos fatos antes de serem aceitos como verdadeiro.
Mesmo baseada em leis e princípios, a contabilidade pode fazer predições, ou seja, antecipar situações futuras pelo fato de acompanhar as mudanças sociais e econômicas, basear-se em fatos passados e usar suas próprias falhas para revelar e corrigir deficiências das próprias leis e princípios em que baseiam suas predições.
Questão IV
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, seja esse patrimônio resultantes da consolidação de patrimônios de outras entidades distintas ou a subdivisão do patrimônio de uma entidade em parcelas menores que mereçam ser acompanhadas em suas mutações e variações.
Qualquer análise de fenômenos relativos às ciências sempre parte de duas metodologias científicas opostas, quais sejam: método de análise dedutivo, o qual na contabilidade consiste em iniciar-se com os objetivos e postulados e, destes derivar princípios lógicos que proveriam as bases para as aplicações concretas, segundo o autor Eldon S. Hendriksen e o método de análise indutivo, o qual consiste em obter conclusões ou leis gerais a partir de observações e mensurações parciais detalhadas, realizadas, se possível, com métodos laboratoriais.
Questão V
Para a maioria dos autores a função primordial da Contabilidade é o fornecimento de informações financeiras úteis para a tomada de decisões econômicas dos usuários, sendo esse o ponto de partida a ser considerado. Sergio Iudícibus Ressalta que o objetivo da Contabilidade é fornecer aos usuários, independentemente de sua natureza, um conjunto básico de informações que considerem, igualmente bem, todos os tipos de usuários, ou seja, construir "um arquivo básico de informação contábil que possa ser utilizado, de forma flexível, por vários usuários, cada um com ênfases diferentes neste ou naquele tipo de informação, neste ou naquele princípio de avaliação, porém extraídos todos os informes do arquivo básico ou 'data base' estabelecido pela Contabilidade".
Questão VI
Para que a Contabilidade atinja seus principais objetivos é importante prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da entidade e suas mutações; e permitir o usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade como instrumentos para a tomada de decisão. Entretanto, para prover os usuários dessas informações é necessário o estudo do patrimônio da empresa, pois através dos resultados obtidos com registros, demonstrações, fatos ocorridos no patrimônio será possível manter um controle permanente sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial, ou seja, os dois são primordiais para que a Contabilidade atinja seus objetivos.
Questão VII
Os motivos do interesse nos fluxos futuros são para a avaliação da situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro. Para isso são imprescindíveis as informações contábeis sobre eventos passados e atuais de uma empresa, pois estas inferem nos eventos futuros financeiros. Assim, são importantes, pois através da utilização destes demonstrativos financeiros será possível a predição sobre eventos ou tendências futuras.
Questão VIII
Sim, através dos próprios registros contábeis da empresa, onde estão todos os fatos ocorridos no patrimônio, todas as informações sobre sua composição e variações, bem como o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. Ou seja, um banco de dados da empresa indispensáveis à direção administrativa, permitindo maior eficiência na gestão econômica da entidade e no controle dos bens patrimoniais.
Questão
...