Teoria da contabilidade
Tese: Teoria da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavio120125 • 27/2/2014 • Tese • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 430 Visualizações
Aula-tema 01: Teoria da Contabilidade.
O curso de Ciências Contábeis neste módulo de Competências Profissionais traz um estudo, de forma mais interativa, visando o aprimoramento da teoria e das técnicas contábeis, focando a preparação intelectual e a prática do contador para este estar, a curto prazo, preparado para prestar o exame de suficiência do Conselho Regional de Contabilidade - CRC e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE.
O estudo se inicia agora, com a primeira web-aula, através da análise da evolução da contabilidade desde seus primórdios até os dias atuais, que servirá para que o aluno possa entender a origem da necessidade de se ter um controle sobre o patrimônio, visando à saúde financeira das empresas. Na sequência, o estudo se volta ao alicerce da prática contábil, constituída pela teoria da contabilidade, com a análise mais aprofundada dos Princípios e Convenções contábeis.
A nossa segunda web-aula, já com o embasamento da teoria contábil, será voltada para a vida profissional do contador através do estudo da Ética Profissional, delineando quais as obrigações e deveres do contador, assim como o seu comportamento enquanto profissional.
Na terceira e quarta web aulas, divididas em Contabilidade Geral e Intermediária, vamos tratar da prática contábil desde os lançamentos contábeis mais básicos até os mais apurados, como, por exemplo, os lançamentos envolvendo a apuração e o pagamento de impostos e controle de estoques, culminando na elaboração do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício de acordo com a legislação vigente.
A quarta e quinta web aulas serão voltadas ao estudo prático da Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, proporcionando uma visão técnica e gerencial dos procedimentos de apuração e análise das empresas tanto na área econômica quanto da área financeira, criando ferramentas para que o profissional de contabilidade possa auxiliar a empresa na tomada de decisão.
Na sexta web-aula, o estudo será voltado a Administração Financeira, com a finalidade de aprimorar as técnicas de avaliação financeira das empresas através do estudo dos fatores econômico e financeiro, interno e externo, que possam influenciar na tomada de decisão visando sempre a maximização da riqueza da empresa ou o valor total do negócio.
A última web-aula será voltada ao estudo do Sistema e Tecnologias de Informação, observando as principais ferramentas tecnológicas postas à disposição da contabilidade para um processamento contábil eficaz e eficiente.
Para Drummond (1995), a Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.
Muitas tentativas foram sendo elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas (que consiste no princípio de que para todo débito em uma conta existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira que a soma do débito será igual a soma do crédito, assim como a soma dos saldos devedores será igual a soma dos saldos credores) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.
Com a formação de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivíduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, além da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social.
Assim, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu ou foi criada em função de sua característica utilitária, de sua capacidade de responder a dúvidas e de atender as necessidades de seus usuários - o que não só foi eficiente para o surgimento da Contabilidade como também para sua própria evolução.
Para um melhor aprofundamento sobre a história da contabilidade e a sua evolução, consulte o PLT – Teoria da Contabilidade de José Carlos Marion, em seus capítulos 1 e 2.
Os Princípios Contábeis originaram-se da necessidade do estabelecimento de um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos que não somente fossem utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da Contabilidade, seja para a escrituração dos fatos e transações, seja na elaboração de demonstrativos, mas que permitissem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração dessas demonstrações.
Além de delimitar e qualificar o campo de atuação da Contabilidade, os princípios servem de suporte aos postulados, que são considerados dogmas ou premissas que não precisam ser demonstrados, havendo aceitação geral, sem nenhum questionamento, como é o caso da entidade e da continuidade. No mundo contábil partimos do pressuposto de que sempre teremos uma entidade (pessoa física ou jurídica) para fazer contabilidade e esta entidade tem
...