Teoria da contabilidade
Resenha: Teoria da contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorlk • 26/9/2014 • Resenha • 1.493 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
Teoria da contabilidade
A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses
Contabilidade pessoal é a organização financeira do patrimônio de pessoas físicas. É o registro de todas as operações financeiras realizadas por uma pessoa. Estas informações são usadas para o controle e gestão das finanças pessoais. Essas operações envolvem os registros das aquisições de bens e direitos, obrigações contraídas, como todas as transações financeiras e econômicas de uma pessoa.
Quando se fala em contabilidade, muita gente pensa somente na realidade empresarial e não é bem assim. A maioria das pessoas pensa assim porque já há um mito em achar que tudo que se refere a contabilidade é burocrático, desinteressante e que nada tem a ver com o dia-a-dia de um cidadão qualquer.
Primeiro é preciso desmistificar todas essas visões errôneas sobre o que é contabilidade e sobre a sua importância em nossas vidas. Afinal, o que é contabilidade? Qual seu intuito?
Tomemos como princípio que contabilidade vem da palavra contar, que nada mais é do que mensurar algo em números, revelar alguma coisa para outra pessoa e confiar em alguém. A contabilidade, em sua essência, tem esses mesmos intuitos.
Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa.
Por enquanto, falamos somente sobre contabilidade aplicada a empresas, mas ela também está presente na vida de cada um de nós. Quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.
A contabilidade é utilizada em todos os momentos, seja para comprar, financiar, tudo tem que ser avaliado, analisado, por este motivo a contabilidade é considerado de fundamental importância em nossa vida.
A utilização dos números em nossa vida é diária, ao acordar umas das primeiras coisas que costumamos fazer é olhar no relógio para ver as horas, o café esta sujeito a uma quantidade de colheres de açúcar ou gotas de adoçante, ao receber nosso salário analisamos as contas, os valores a ser pagos, a nossa rotina é seguida por números e a vida de uma empresa da mesma forma, é seguida de números e principalmente da contabilidade. Temos o costume de fazer um balanço de nossa vida, seja utilizando a contabilidade ou até mesmo avaliando a situação pessoal de cada um,
Para um bom planejamento particular... familiar... Escolar... empresarial... para tudo nessa vida usamos contabilidade...
Pois, a contabilidade nada mais e do que a analise do seu patrimônio.. Aumentou?? Diminuiu?? E as dívidas?? Quanto eu tenho pra investir??? e o resultado.. Lucro??
A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso. Reconhecer que ela tem participação na vida de todos nós é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.
A Gestão financeira pessoal ou planejamento financeiro pessoal significa estabelecer e seguir uma estratégia precisa e dirigida para a acumulação de bens e valores que irão formar o patrimônio de uma pessoa e de sua família. Essa estratégia pode estar voltada para curto, médio ou longo prazos, e a tarefa para atingi-la não é simples, por causa dos inúmeros imprevistos e incertezas da vida. E por outros fatores que ocorrem para que, ao final da caminhada, apenas poucos indivíduos tenham conseguido alcançar o objetivo: a tranquilidade e segurança financeira.
Resumindo : contabilidade pessoal é o processo de gerenciar seu dinheiro com o objetivo de atingir a satisfação pessoal, permite que você controle sua situação financeira para atender necessidades e alcançar objetivos no decorrer da vida”. Planejar possibilita que você assuma as rédeas de sua vida e guie-a para o caminho que mais o agrade, para isto inclui:
Programação de Orçamento;
Racionalização de Gastos;
Otimização de Investimentos;
Quando as pessoas são conscientes e determinadas, fica mais fácil para planejar e seguir uma conduta, o que aumenta suas probabilidades de concretizar esse objetivo. Para otimizar o processo de planejamento o indivíduo precisa traçar as metas que pretende atingir, ou seja, aonde ele deseja chegar. Isto não significa que, depois de definidas, as metas não sofram alterações. Faz parte do planejamento, realizar revisões periódicas de preferência, pelo menos uma vez por ano, de modo a analisar e confirmar se certos desembolsos são realmente necessários ou se deveriam ser eliminados. Pois administrar finanças pessoais não difere de gerenciar o caixa de uma empresa, mudam apenas a proporção e a complexidade.
Contabilidade nas empresas: No mundo atual, as empresas necessitam da maior quantidade de informações possíveis, informações estas vindas de todos os ambientes com que ela se relaciona.
Ambientes internos (colaboradores, diretores) e ambientes externos (fornecedores, clientes, público em geral, meio econômico e político). Este trabalho visa a importância das informações a uma empresa vindas de profissionais da área contábil, através de seus relatórios e pareceres. Que trazem inúmeras vantagens aos empresários, que sabem tirar o devido proveito de tais informações, dando alternativas para a solução de problemas e tomada de decisão.
O profissional da contabilidade tem hoje uma importância de real grandeza e meios de fornecer informações precisas, dando segurança e confiabilidade ao empresário, firmando-se cada vez mais no mercado. Independentemente se seu trabalho é
...