Teoria e contabilidade
Seminário: Teoria e contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: contabilidadess • 16/11/2013 • Seminário • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 285 Visualizações
UNIDADE VILA MARIANA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DA CONTABILIDADE
$
ATPS – PARTE 1
LEDA HONORATO DA SILVA REIS
SÃO PAULO, 11 DE SETEMBRO DE 2013
O Objetivo da contabilidade visa o provimento de demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.
O objetivo principal da Contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
Existem varias formas de avaliação, através da natureza econômica, demonstrativos de resultados, capital e patrimônio, natureza financeira, fluxo de caixa, giro de caixa, da natureza física, quantidade de cliente, de funcionários de depósitos bancários, da natureza de produtividade avaliação mista, financeira e física, receita bruta per capita, depósitos bancários.
O objetivo da contabilidade deve contribuir para o processo decisório dos usuários e não se justifica por si só.
As empresas devem informar e identificar as informações contábeis, aquelas que resultarão para a avaliação patrimonial da entidade podendo ser interferidas com relação ao futuro.
A contabilidade por ser uma ciência social no que se refere a suas finalidades ela reúne tanto a parte social quanto a parte do quantitativo.
Pela avaliação do progresso das entidades passa-se a conhecer a posição financeira e rentável e podendo assim de uma forma indireta auxiliar os acionistas e assim podendo aumentar as riquezas da entidade.
Assim, podendo materializar através de uma equação patrimonial Ativo=Passivo + Patrimônio Liquido.
A semelhança existente na vida financeira particular e da de uma empresa nos permite enxergar como estamos controlando gastos, como fazer um investimento adequado e como controlamos nossos lucros.
Esta semelhança precisa ser conduzida de uma forma ajustada e equilibrada através de estratégias, planos e metas. Assim como em uma empresa, para obter o sucesso financeiro planejando as variações econômicas e patrimoniais.
Sempre pensamos que, se nosso salário cobre perfeitamente todas as minhas despesas, será que é preciso ter um controle dos nossos ganhos? Igualmente com uma empresa, se ela se mantém com o que ganha de clientes, paga todas as despesas gastas, luz, água, salário de funcionários, será que precisa de um controle, um planejamento? Acreditamos que sim, pois não saberemos o dia de amanha. Hoje podemos ter uma reserva financeira e um salário capaz de custear todas as nossas despesas, mas e amanha, por um motivo qualquer, nossa reserva financeira se vai, e nosso salário já não cobre nossas despesas como vamos agir?
Temos que controlar, ter o poder sobre nossas finanças, e para que possamos controlar, temos que conhecê-la antes, saber o que podemos ou não fazer com nossos ganhos, e onde podemos aplicá-los.
Não podemos gastar mais do que ganhamos, isso gera prejuízo, por exemplo, e se gastarmos mais do que ganhamos acabaremos pedindo empréstimos bancários para pagamos nossas dividas e assim gerando novas dividas até mais altas do que tínhamos. Para fugirmos dos gastos desnecessários devemos administrar nosso fluxo de caixa, não podendo deixar que bancos, financeiras, cartões de credito nos dominem, fazendo que com que consumimos mais do que se deve.
Temos que planejar com objetivos claros e tangíveis tanto profissionalmente como financeiramente, um planejamento sério dentro da realidade pessoal e familiar evitando assim frustrações.
É preciso ter um orçamento financeiro e planos profissionais adequados, ligados as necessidades, desejos e sonhos próprios. Se mensalmente ajustarmos nossos ganhos com nossos gastos, podemos controlar quanto nos resta para que possamos planejar novos investimentos sem que isso nos traga prejuízos. Teremos a tranqüilidade e o habito simples de controlar as despesas e receitas e o desempenho financeiro será focado na nossa lucratividade futura.
Entrevista realizada com o Sr. Toledo, Sócio e diretor da empresa TOLEDO E SALATINI CONTABILIDADE E AUDITORIA.
1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?
R Em aproximadamente 30 anos de experiência profissional como Contador, tive grandes experiências em empresas de médio e grande porte, atuando como Profissional Liberal prestando serviços e hoje atuo como Contador e Empresário, tenho
...