Trabalho Contabilidade Gerencial
Por: Kelly2415 • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.492 Palavras (10 Páginas) • 372 Visualizações
Contabilidade Gerencial
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo abordar as informações sobre a Contabilidade Gerencial e a sua importância como fonte de informações ao processo decisório. Por meio desse trabalho buscamos discutir questões importantes acerca das habilidades do Contador Gerencial, principais informações sobre a Consultoria Contábil e incorporando os conceitos de custos até a Contabilidade Gerencial contemporânea.
Apresentando-se como centralizadora das informações provenientes do sistema integrado, a Contabilidade Gerencial atua de forma significativa dentro de uma empresa, tornando essas informações indispensáveis à elaboração de estratégias.
Num mercado cada vez mais competitivo, sobrevive a empresa que melhor conhecer seu ramo de atividade, tiver melhor controle de seus custos, conhecer seus concorrentes e tiver uma equipe comprometida e qualificada para acompanhar as tendências de mercado. Isso só é possível quando as informações são fornecidas em tempo real.
2. Objetivo Principal da Contabilidade Gerencial
A contabilidade gerencial, tem como objetivo produzir informações por fatos contábeis e sua quantificação, para auxiliar a gerência na tomada de decisão, a partir do gerenciamento das atividades adotadas pela empresa.
Segundo o autor Crepaldi a contabilidade Gerencial é o eixo da contabilidade, do qual derivam os diversos "ramos”, contabilidade de custo, contabilidade financeira e pública, independe de ações ou objetivos planejados previamente e executados.
Padoveze, descreve a Contabilidade Gerencial, como integrante das demais áreas, a mesma existirá se houver uma ação administrativa.
2.1 Os Macroconjuntos de Informações
Padoveze (2000, p.34) estabelece a tipologia, em três macro conjuntos de informação:
• Gerenciamento contábil global, referem-se a informações sobre o todo empresarial, uma análise conjuntural da empresa, apresentadas de forma reunida e resumida.
• Gerenciamento contábil setorial, referem-se ás informações, das unidades, um pouco mais específicas mas ainda bem resumidas.
• Gerenciamento contábil específico, informações particulares das atividades operacionais relativas ao setor específico ou unidade, não existe a análise do conjunto.
2.2 Os objetivos dos Sistemas Contábeis em termos gerenciais
O objetivo fundamental é unir e integrar as informações, da base de dados dos sistemas operacionais e dos sistemas de apoio, em informações consolidadas e agrupadas, para a gestão do sistema empresa.
2.3 Onde termina a Contabilidade Financeira e começa a Contabilidade Gerencial
Contabilidade gerencial: os interessados das informações geradas são internos, como funcionários e administradores, estes também compartilham a informação com fornecedores e clientes.
Contabilidade Financeira: São os externos como acionistas, credores e outros, atende também os usuários internos.
As informações fornecidas pela contabilidade financeira são objetivas, clara e orientada por princípios fundamentais da contabilidade e autoridades governamentais, ao contrário da gerencial que as informações são determinadas pela administração, segundo seus critérios de relevância.
A contabilidade gerencial, utiliza a informação contábil nas áreas de economia, finanças, administração, como meio gerencial da administração, com destaque em relatórios atuais, direcionados para o futuro. A contabilidade financeira estruturada na Ciência Contábil, fornece informação para relatórios financeiros que mensuram a vida financeira da empresa. A mesma tema a visão de atos passados, e informações muito agrupadas de toda a empresa. A gerencial fornece as informações particulares, locais de áreas de forma separada.
3. Funções do Contador Gerencial
O departamento que tem a função de prestar serviços específicos a administração é o do contador gerencial, também conhecido como controller da empresa.
Funções do Contador:
• Assessoria e avaliação da administração.
• Recolher informações, sintetiza-las e analisa-las,
• Controlar as atividades da empresa.
• O sistema de informação gerencial e a administração tributária deve ser planeja e organizada pelo mesmo.
• Elaborar relatórios sejam eles para o governo e entidades oficiais, como também relatórios padrões para a administração ter facilidade de interpreta-los.
• Confrontar o desempenho do esperado com o acontecido.
• Resguardar os bens da empresa.
• Avaliar a situação econômica para tomada de decisões.
• Sugerir medidas que reparem erros, chegando assim nos objetivos da empresa.
• Fornecer informações às pessoas competentes no tempo certo.
3.1 Características do Contador Gerencial
Os administradores esperam que o contador gerencial, tenha relatórios com informações, números corretos da empresa e úteis para a tomada de decisão, e querem também seu conselho sobre a situação. Por este motivo o mesmo deve ter um profundo conhecimento dos princípios contábeis.
Sérgio de Iudícibus (1987, p.23) diz que o contador gerencial deve apresentar as seguintes características: " Saber tratar, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos, contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecidos não especificamente ligados à área contábil, para
...