Trabalho de custos
Por: gislainerodrigo • 18/7/2015 • Trabalho acadêmico • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 422 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA-UFU
FACIC-FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FÁBIO JUNIO MOTA ALMEIDA
GABRIEL DE LELLIS MENDONÇA
RODRIGO GONZAGA
THAIRINE NORONHA
ULISSES MARTINS
ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DA RICOTA
CALU – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA LTDA. DE UBERLÂNDIA
UBERLÂNDIA
2015
FÁBIO JUNIO MOTA ALMEIDA
GABRIEL DE LELLIS MENDONÇA
RODRIGO GONZAGA
THAIRINE NORONHA
ULISSES MARTINS
RELATÓRIO DE ANÁLISE DO PROCESSO PRODUTIVO DA RICOTA PARA AUXÍLIO NA FORMAÇÃO DOS CUSTOS E PREÇOS DA COOPERATIVA
Relatório do estudo de caso da empresa Calu Cooperativa Agropecuária Ltda. De Uberlândia para auxílio do desafio dos administradores em gerir o preço de pagamento aos cooperados e formação de preço dos produtos e subprodutos, em especial o Queijo Ricota, como prática da disciplina de Análise de Custos, no quinto período do curso Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da Professora Edvalda Araújo Leal, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
UBERLÂNDIA
2015
"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos".
Eduardo Galeano
1. CALU – COOPERATIVA AGROPECUÁRIA LTDA. DE UBERLÂNDIA
Fundada na década de 1960 com o objetivo de solucionar problemas relacionados à comercialização do leite na região do triângulo mineiro, a empresa Calu atua no diversificado mercado de laticínio na produção de leites, bebidas lácteas, iogurtes, manteiga, queijo, requeijões entre outros produtos e subprodutos. Conta com a colaboração de 350 funcionários e com três mil cooperados.
2. METOLOGIA
Foram utilizados para desenvolver esta pesquisa os procedimentos metodológicos, como estudo bibliográfico e coleta de informações através de material disponibilizado pelo professor, além das bibliografias “Gestão de Custos” (SOUZA, A; CLEMENTE, A.) e “Análise de Custos” (RIBEIRO, O. M.).
A pesquisa é essencialmente explicativa e as principais técnicas de pesquisa utilizadas foram bibliográficas para o estudo da gestão e análise de custos do processo produtivo do queijo ricota na empresa COOPERATIVA AGROPECUARIA LTDA. DE UBERLÂNDIA.
3. PERSONAGENS DO ESTUDO DE CASO
- Sr. Joaquim – Produtor de leite e cooperado da empresa Calu responsável pelo fornecimento de matéria prima a ser utilizada nos processos produtivos da empresa.
- Marcos – Diretor responsável pela administração e tomadas de decisão da cooperativa.
- Paulo – Controller responsável pela formação dos custos e dos preços dos produtos e subprodutos da cooperativa.
- Eduardo - Consultor e analista de custos, contratado para ajudar a solucionar os problemas identificados pelos gestores.
4. O PROCESSO PRODUTIVO - QUEIJO RICOTA
Para compreender e resolver os dilemas propostos, Marcos e Paulo contrataram o Eduardo o consultor de analise de custos, para resolver o caso da cooperativa. Assim Eduardo propôs fazer uma analise mais detalhada dos custos dos produtos que estão sendo fabricados, com isso optou por usar o produto que seria mais fácil de trabalhar: o queijo ricota. Com isso seria necessário o aprofundamento para entender melhor o processo produtivo da cooperativa. O analista visitou o laticínio para conhecer todos os processos envolvidos em etapas.
1ª Etapa- Recebimento do Leite:
A usina de beneficiamento deve receber, filtrar, beneficiar e acondicionar higienicamente o leite destinado ao consumo humano.
É obrigatória a existência de tanques de estocagem distintos para armazenamento dos diferentes tipos de leite recebidos, inclusive deverá existir tanque distinto e devidamente identificado para o acondicionamento do leite que for desclassificado em sua categoria
2ª Etapa – Obtenção do soro e fabricação:
A ricota e um queijo fabricada a partir do soro do leite. Apresenta baixo teor de gordura, sendo considerada como alimentação e dietético. excelente para regimes alimentares. No processo tradicional de fabricação de queijos, o leite após sofrer coagulação, e separado em duas frações: massa do queijo e soro.
O soro pode ser proveniente de qualquer tipo de queijo, desde que nãx’o esteja ácido, nestas condições nao e posslvel a coagulação da proteina. Preparo do Soro para Coagulaçao da Proteína. Transferir o soro para um recipiente de aço inoxidável e em seguida, coloca-lo sobre uma fonte de calor. Agitar constantemente ate que a temperatura do soro atinja 85°C. Quando o soro atingir a temperatura de 85°C. Adicionar o agente que promoverá a acidificação. Podem ser utilizados: fermento lático com acidez média de 100"D (500 mV70 litros de soro) vinagre branco (20 ml/1110 litros de soro) suco de limão. (400 mV10 litros de soro) * soro acido (30 ml/1110 litros de soro). O ingrediente deve ser adicionado lentamente, ate que se inicie a floculação ou coagulação da mistura. 4O Neste ponto, parar a agitação e continuar o aquecimento do soro ate a temperatura de 95°C. 5O Ao atingir a temperatura de 95"C, desligar a fonte de aquecimento.
3ª Etapa – Enformagem :
O ponto final da fabricação B atingido no momento em que é observada a formação de uma massa de coloração branco-creme, que flutua no soro. Neste ponto, pode-se observar também que o soro apresentara coloração esverdeada. Esta massa deve ser deixada em repouso por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, coleta-se a massa com o auxilio de uma escumadeira, e coloca-se em formas. No mercado existem formas especificas para a: fabricação de ricota. A massa enformada, deve ser colocada sob refrigeração ate o dia seguinte para completar a dessora. Apos este período a ricota estará firme, podendo então ser desenformada e embalada.
...