Trabalho em Grupo - Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Por: janaina.silva.ce • 17/11/2017 • Trabalho acadêmico • 309 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
TRABALH O EM GRUPO – TG
Aluno(s):
Janaina Carvalho Braz RA 1424329
POLO
13 de Maio
Fortaleza - Ce
2015
Pergunta:
1) Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro.
Resposta:
A abordagem vivencial trazida no texto base alicerça-se uma valiosa contribuição teórica sobre os conceitos de educação ambiental desenvolvida através de políticas públicas de inclusão social.
A educação ambiental é ponto de partida para formação de cidadãos para conscientização e preservação do meio ambiente. Inserida nas escolas, os conceitos de sustentabilidade possibilita que os alunos possam ter condições de intervirem no processo de gestão ambiental. Entendam quais os mecanismos envolvidos nas etapas de decisões e quais os impactos positivos e negativos um empreendimento pode trazer para sua comunidade por exemplo. Dessa forma há um envolvimento não só dos alunos mais da comunidade nas mudanças que os rodeiam, possibilitando que diferentes segmentos da sociedade, possam ter condições de intervirem no processo de gestão ambiental. Isto é, despertando a consciência ecológica em crianças e jovens, além dos adultos, para valorizar e preservarem a natureza, porquanto, de acordo com princípios comumente aceitos, para que se possa prevenir de maneira adequada, é necessário conscientizar e educar.
É através de políticas públicas que se alcança o envolvimento e participação da sociedade. Um exemplo é tecnologia social, que apresenta como alternativa moderna, simples e de baixo custo para a solução de problemas estruturais das camadas mais excluídas da sociedade. Nela pode se encontrar solução efetiva para temas como a educação, meio ambiente, trabalho e renda entre outros. As tecnologias sociais alicerçam-se em duas premissas fundamentais para sua propagação: a participação das pessoas das comunidades que as desenvolvem e a sustentabilidade nas soluções apresentadas. Um exemplo de tecnologia social conhecida no nordeste são as cisternas de placas, trata-se de uma metodologia simples e barata para minimizar o problema na seca.
...