TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLEARING DOS CUSTOS DO PRODUTO

Projeto de pesquisa: CLEARING DOS CUSTOS DO PRODUTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.881 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Observamos que os custos estão diretamente afetando a vida das pessoas. Estão direta ou indiretamente ligados a tudo e a todos.

Na nova economia a necessidade de conhecimento profundo sobre controle e cálculo de custos é de vital importância. Os custos determinam o preço de venda; se os custos forem maiores do que o preço de venda, terá prejuízo. Todos os custos aplicáveis ao produto ou serviço precisam ser considerados (incluindo fabricação, venda e outras despesas) quando se for determinar o preço de venda.

Existem diversas definições para o mesmo termo, portanto podemos subdividir os custos como: gastos, despesas, desembolso, perdas, desperdicio, entre outros.

APURAÇÃO DOS CUSTOS DE UM PRODUTO

Acumulação de Custos:

Como já estudamos anteriormente que O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.Assim, antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.

Existem dois sistemas básicos de produção - o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.

. As empresas podem fazer uso de um dos sistemas ou de acordo com a sua estrutura de produção, utilizar a combinação dos dois.

O que difere um sistema do outro é o objeto de custeio. No sistema por Ordem de Produção , os produtos em elaboração são divididos em Lotes (Ordem de Produção) e os três elementos de custos são específicos e diretamente distribuídos às ordens na medida em que são processados. O período ou setor em que o custo foi incorrido é de importância secundaria no agrupamento dos custos. No sistemas de custeamento por Processo Contínuo, os elementos de custos são alocados aos departamentos, centros de custo ou processo, por um período de tempo (dia,semana, mês e etc). Os custos unitários da produção de um departamento são calculados, normalmente, no final de um período pré-determinado, quando são conhecidos os custos incorridos e quais as quantidades produzidas. Neste sistema o produto geralmente passa por vários processos contínuos. Em cada processo os custos são acumulados (considerando o sistema de custeio utilizado) e distribuídos ao objeto de custeio (produto/atividade).

A definição do sistema a ser utilizado em uma empresa dependerá da natureza da atividade produtiva. O sistema por Ordens de Produção, dá ênfase à atribuição dos custos às ordens. É adequado para acumular os custos da produção de bens e serviços realizados por encomenda. Cada ordem é caracterizada, por especificações diferentes de fabricação, os produtos não são homogêneos. O sistema por Processo Continuo se aplica geralmente a empresas que trabalham com produtos uniformes, desenvolve-se através da coleta de custos de produção durante um determinado período de tempo. Sendo assim podemos constatar que a industria Maravilha tende a adotar no seu processo de produção dos produtos M1 o sistema de acumulação por Processo Continuo devido o mesmos ser um produto padronizado, e no setor For Client o sistema de acumulação por Ordem de Produção devido o mesmo adotar o processo por ordem de encomenda.

Custos e Despesas

Quando a contabilidade Financeira registra os gastos ocorridos na empresa, ela os classifica, identifica, e os apresenta de acordo com a natureza de sua ocorrência, verificando ainda se estão relacionados ou não com a atividade produtiva. Esta é a etapa em que a contabilidade identifica a realização de ativos, não só a conversão deste em moeda em si, mas toda a realização que caracteriza transformação de um valor de uma para outra fase ou etapa do curso normal das atividades da empresa.

As despesas, independentemente da sua natureza (operacionais e não- operacio- nais), são transferidas diretamente para o resultado. Os custos são divididos em três elementos básicos: MATERIAL, MÃO DE OBRA E GASTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO.

Para um leigo, gastos e custos significam, na maioria das vezes, a mesma coisa: um dispêndio. Quando o estudante de Ciências Contábeis ou outra área semelhante aprende que há diferenças entre esses dois termos, um dos maiores problemas, em geral, é fazer a distinção entre os mesmos.

Custo é o gasto, ou seja, o sacrifício financeiro que a entidade arca no momento da utilização dos fatores de produção para a realização de um bem ou serviço. Os custos podem ser entendidos conforme o segmento da entidade. No comércio, a aquisição de mercadorias é o custo, já na indústria, ele é entendido como a aquisição de matérias-primas, insumos e mão-de-obra na produção de um bem, a exemplo disso podemos detectar que a Industria Maravilha possuem os gastos ora mencionadas quando na produção tanto no produto M1 , quanto no setor chamado For Client.

As despesas estão relacionadas com os gastos usados para a obtenção de receitas. São entendidos como despesa, os gastos com salários, aluguel, telefone, propaganda, comissão de vendedores, entre outros. Na DRE (Demonstração do resultado do exercício), o “Custo das Mercadorias Vendidas” representa as despesas, embora possa haver confusão em relação à terminologia empregada. Para o autor Eliseu Martins, por exemplo, o correto deveria ser “Despesas das Mercadorias Vendidas”. Essas despesas a exemplo estão também atreladas a industria Maravilhas

É importante considerar, que o conceito de custos não deve ser entendido apenas para os produtos fabricados. A gestão dos elementos de custos envolve uma série de atividades que consomem recursos e que são classificadas como despesas. Esta abordagem é possível quando adotamos a visão sistêmica da empresa, onde o todo deve ser visto em suas partes menores. Desta forma, cada atividade da empresa (compras, vendas, financeira, contabilidade, recursos humanos, produção, etc.) deve ser vista como uma empresa isolada, que tem custos, e que gera resultados.

Classificações de Custos: Custos Direto, Indireto, Fixo e Variável:

Custos Diretos: São aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque há uma medida objetiva de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com